Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 26 de junho de 2013

Conheça os alimentos que ajudam a manter a saúde no inverno

Conheça os alimentos que ajudam a manter a saúde no inverno Scott Lidell/Morguefile
O alho está entre os alimentos que ajudam a prevenir
 as gripes comuns no inverno
Dieta balanceada ajuda na prevenção de doenças comuns na estação
 
As baixas temperaturas estimulam a fome, ao mesmo tempo que tiram a motivação para a prática de exercícios físicos. Por isso, a atenção ao valor calórico e nutricional dos alimentos consumidos deve ser redobrada no inverno.
 
Alguns nutrientes importantes, como vitaminas, minerais e fitoquímicos, também não podem faltar na dieta, porque eles estimulam o sistema imunológico e ajudam a prevenir doenças comuns na estação.
 
— E apesar de ser mais difícil, deve-se procurar evitar exageros nas refeições. Manter a dieta balanceada, repleta de cereais integrais, verduras, legumes e frutas, é importante para fornecer os nutrientes e fitoquimicos que fortalecem a defesa do organismo, além de ajudar a manter a forma — afirma a nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Morais.
 
A especialista indica os alimentos que não podem faltar no cardápio durante o inverno:
 
Acerola: fruta riquíssima em vitamina C de ação antioxidante que estimula a resistência, sendo responsável pelo aumento da atividade imunológica do corpo. A vitamina C age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência. Pode ser consumida in natura, na forma de sucos ou em cápsulas.
 
Alho: fonte de aliina e alicina, substâncias de potente ação antioxidante, estimula a resposta imunológica, prevenindo as gripes comuns no inverno. Atua no combate a infecções e inflamações. Use amassado no feijão, sopas, em temperos de saladas ou se preferir, cápsulas de óleo de alho.
 
Chás verde e branco: ricos em catequina e epicatequina, poderosos antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres. Possui ação imunoestimulante, fortalecendo o sistema imunológico.
 
Cogumelo shiitake: esse cogumelo possui lentinan, uma substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo. Acrescente o shiitake em receitas como arroz integral, molhos para massas e saladas.
 
Gengibre: é imunoestimulante, possui ação expectorante, reduz a inflamação e a dor. Com a raiz, faz-se os chás e em pó, pode ser adicionado em sucos e receitas diversas.
 
Mel: tem ação bactericida e anti-séptica. É um bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Contém substâncias que agem como antibióticos naturais. Não deve ser fervido para que não perca suas propriedades. Pode ser consumido puro, em sucos, vitaminas, frutas.
 
Óleo de coco: rico em ácidos láurico e caprílico, o óleo de coco possui atividade antiviral e antibacteriana. Diversos estudos mostram seu efeito imunomodulador. Use em sucos, shakes, vitaminas ou como substituto da manteiga em pães.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário