Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Verrugas Genitais

Foto: Reprodução
Verrugas Genitais
Definição
As verrugas genitais são formações moles e semelhantes a verrugas comuns que ocorrem nos genitais e são causadas por um vírus. Elas são um tipo de infecção sexualmente transmissível (IST).
 
Nomes alternativos
Condiloma acuminata; verrugas penianas; vírus do papiloma humano (HPV); verrugas venéreas; condiloma; teste de DNA-HPV; doença sexualmente transmissível (DST)
 
Causas, incidência e fatores de risco
O vírus responsável pelas verrugas genitais é chamado de vírus do papiloma humano (HPV). Existem mais de 70 tipos diferentes de HPV. Vários desses tipos causam as verrugas genitais.
 
As verrugas genitais podem ser encontradas no pênis, na vulva, na uretra, na vagina, no colo do útero, na laringe e no ânus ou em torno dele.
 
Outros tipos de HPV são associados com verrugas achatadas ou comuns encontradas em outras partes da pele, como nas mãos. Entretanto, as pessoas não contraem verrugas genitais pelo contato com verrugas nas mãos ou em outras partes do corpo.
 
A infecção por HPV nos genitais é comum, embora muitas pessoas não apresentem sintomas. Mesmo que você NÃO tenha sintomas, ainda assim deve receber tratamento para evitar complicações e a contaminação de outras pessoas.
 
Nas mulheres, o HPV pode invadir as paredes vaginais e o colo do útero. Essas verrugas são achatadas e são difíceis de enxergar sem a realização de procedimentos especiais.
 
Determinados tipos de HPV podem causar alterações pré-cancerosas no colo do útero, como câncer de colo do útero ou câncer anal. Esses são conhecidos como tipos de HPV de alto risco.
 
A seguir, fatos importantes sobre como o HPV e as verrugas genitais e como eles são transmitidos:
 
- A infecção por HPV é transmitida de uma pessoa para outra através de contato sexual envolvendo pele ou membrana mucosa ou pele anal, oral ou vaginal. É possível transmitir as verrugas genitais e o HPV mesmo que não haja nenhuma verruga visível
 
- Talvez não seja possível ver as verrugas por, pelo menos, de seis semanas a seis meses após a infecção por HPV. Também pode demorar mais que isso, até mesmo anos. Por essa razão, quando você notar as verrugas genitais pela primeira vez, isso não significa que você ou o parceiro mantiveram relações sexuais com alguém fora do relacionamento
 
- Nem todas as pessoas que foram expostas ao vírus do HPV e às verrugas genitais irão desenvolvê-los
 
Os fatores a seguir aumentam seu risco de contrair verrugas genitais, de que as verrugas se espalhem mais rapidamente e de que retornem ou de que você apresente outras complicações de HPV:
 
- Ter vários parceiros sexuais
 
- Não saber se alguém com quem você fez sexo tem ISTs
 
- Tornar-se sexualmente ativo muito cedo
 
- Usar tabaco e álcool
 
- Apresentar estresse e outras infecções virais (como herpes) ao mesmo tempo
 
- Estar grávida
 
-Ter um sistema imunológico que não funciona corretamente, como durante um tratamento de câncer ou AIDS
 
Se uma criança apresentar verrugas genitais, deve-se suspeitar de abuso sexual como uma das causas possíveis.
 
Sintomas
As verrugas genitais podem ser elevadas ou achatadas e geralmente têm cor de pele. Elas podem ter aspecto de couve-flor. Algumas vezes, as verrugas são tão pequenas e achatadas que não podem ser vistas a olho nu.
 
Lugares comuns para se encontrar verrugas genitais:
 
- As mulheres apresentam, com mais frequência, verrugas ao redor da vagina ou do ânus ou dentro deles, na pele em volta dessas áreas ou no colo do útero
 
- Os homens apresentam, com mais frequência, verrugas no pênis, no escroto, na virilha ou nas coxas, bem como ao redor do ânus, ou dentro dele, em homens que praticam sexo anal
 
- Tanto homens como mulheres podem ter verrugas nos lábios, na boca, na língua, no palato ou na garganta (laringe)
 
Outros sintomas são raros, mas podem incluir:
  • Aumento da umidade na área das formações
  • Aumento do corrimento vaginal
  • Coceira no pênis, no escroto, na região anal ou na vulva
  • Sangramento vaginal, durante ou após a relação sexual
Entretanto, muitas pessoas com infecção por HPV geralmente não apresentam sintomas.

Exames e testes
O exame genital pode revelar lesões brancas ou da cor da pele, achatadas ou elevadas, únicas ou agrupadas em qualquer lugar dos órgãos genitais.

Nas mulheres, o exame pélvico pode revelar formações nas paredes vaginais ou no colo do útero. Uma ampliação de imagem (colposcopia) pode ser usada para enxergar as lesões invisíveis a olho nu. O tecido da vagina e do colo do útero pode ser tratado com ácido acético (vinagre diluído) para tornar as verrugas visíveis.

Um exame de Papanicolau pode identificar alterações causadas pelo HPV. As mulheres com esses tipos de alterações geralmente precisam realizar exames de Papanicolau com mais frequência por um período.

Um teste de DNA-HPV pode identificar os tipos de HPV de alto risco conhecidos por causar o câncer de colo do útero. Ele pode ser realizado como um teste de triagem em mulheres acima de 30 anos ou em mulheres de qualquer idade que apresentem um resultado de Papanicolau levemente anormal.

Tratamento
As verrugas genitais devem ser tratadas por um médico. NÃO use medicamentos para outros tipos de verrugas que sejam vendidos sem receita médica.

O médico pode tratar as verrugas genitais com um tratamento de pele no consultório. Ou, ele pode receitar um medicamento que deve ser aplicado em casa diversas vezes por semana.

Esses tratamentos incluem:
  • Imiquimod
  • Podofilina e podofilox
  • Ácido tricloroacético
Os tratamentos cirúrgicos incluem:
  • Criocirurgia
  • Eletrocauterização
  • Laserterapia
  • Excisão cirúrgica (retirar as verrugas por corte)
Se você desenvolver verrugas genitais, todos os seus parceiros sexuais deverão ser examinados por um médico e tratados se também tiverem verrugas genitais.

Após o primeiro tratamento, o médico agendará exames de acompanhamento para verificar se as verrugas retornaram.

Mulheres que já tiveram verrugas genitais e mulheres com parceiros que já tiveram verrugas genitais devem fazer exames de Papanicolau ao menos uma vez por ano. No caso de verrugas no colo do útero, as mulheres podem ser aconselhadas a fazer exames de Papanicolau a cada três a seis meses após o tratamento inicial.

Mulheres com alterações pré-cancerosas causadas por uma infecção por HPV talvez precisem de tratamentos adicionais.

Jovens e meninas entre 9 e 26 anos devem ser vacinadas contra o HPV.

Evolução (prognóstico)
A maioria das jovens sexualmente ativas é infectada pelo HPV, mas poucas permanecem infectadas por mais de cinco anos. Em muitos casos, o HPV desaparece sozinho.

A maioria dos homens infectados pelo HPV nunca desenvolve sintomas ou problemas decorrentes da infecção. Entretanto, eles podem transmitir a infecção para as parceiras sexuais atuais e, algumas vezes, para as futuras parceiras.

Mesmo após o tratamento das verrugas genitais, ainda é possível infectar outras pessoas.

Determinados tipos de verrugas genitais aumentam nas mulheres o risco de câncer de colo do útero e de vulva.

Complicações
Alguns tipos de HPV causam câncer de colo do útero e de vulva. Eles são a principal causa de câncer de colo do útero.

Os tipos de HPV que causam as verrugas genitais não são os mesmos que causam câncer anal ou peniano.

As verrugas podem ficar grandes e numerosas, exigindo tratamentos e procedimentos de acompanhamento mais prolongados.

Ligando para seu médico
Ligue para seu médico se um parceiro sexual atual ou antigo descobrir que tem verrugas genitais. Ligue se você apresentar verrugas visíveis nos órgãos genitais externos, ou se tiver coceira, corrimento ou sangramento vaginal anormais. Lembre que as verrugas genitais podem não aparecer por meses ou até anos depois de ter contato sexual com uma pessoa infectada.

Ligue para seu médico se suspeitar que uma criança pode estar com verrugas genitais.

As mulheres devem começar a fazer exames de Papanicolau aos 21 anos.

Prevenção
A abstinência total é o único método infalível de evitar verrugas genitais e outras infecções transmitidas sexualmente. Também é possível evitar esse tipo de infecção mantendo um relacionamento sexual com um parceiro único que você sabe não ter doenças.

A pele próxima às verrugas e ao redor dos órgãos genitais, do ânus e de outras regiões pode transmitir o vírus de uma pessoa para outra. Por isso, as camisinhas masculina e feminina não podem proteger você completamente. Mesmo assim, as camisinhas reduzem o risco e ainda devem ser usadas.

Elas diminuem suas chances de contrair ou transmitir ISTs. Essas precauções devem ser sempre seguidas. O HPV pode ser transmitido mesmo quando não existem verrugas visíveis ou outros sintomas.

Pare de fumar.

Duas vacinas que previnem a infecção de quatro cepas de HPV responsáveis pela maioria dos casos de câncer de colo do útero nas mulheres estão disponíveis no mercado. A vacina é administrada como uma série de três injeções. Ela é recomendada para meninas e mulheres entre 9 e 26 anos.

Referências
Diaz ML. Human papilloma virus: prevention and treatment.Obstet Gynecol Clin North Am. 2008;35(2):199-217.

Mayrand MH, Duarte-Franco E, Rodrigues I, Walter SD, Hanley J, Ferenczy A, et al. Human papillomavirus DNA versus Papanicolaou screening tests for cervical cancer. N Engl J Med. 2007;357:1579-1588.

Kahn JA. HPV vaccination for the prevention of cervical intraepithelial neoplasia. N Engl J Med. 2009;361:271-278.

HPV and Men - CDC Fact Sheet. April 3, 2008. Accessed December 20, 2009.

iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário