Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 2 de abril de 2014

Conheça os alimentos que potencializam as atividades físicas

Conheça os alimentos que potencializam as atividades físicas Diogo Zanatta/Especial
Foto: Diogo Zanatta / Especial
Reposição de nutrientes é fundamental para ajudar no aumento,
 manutenção e recomposição da massa muscular
Pães integrais, cereais, batata doce, frutas e castanhas são alguns aliados
 
Uma boa dieta faz toda a diferença para turbinar um programa de exercícios físicos e obter melhores resultados e mais rápidos, seja para melhorar o preparo físico ou para recuperar o corpo depois de muita malhação. Comer os alimentos adequados antes e depois de fazer exercício auxilia na perda de gordura e na manutenção da massa muscular.
 
É importante esclarecer que a ideia de que treinar em jejum ajuda a perder peso é um engano e gera grandes prejuízos à saúde, pois os quilos perdidos não são de gordura, mas sim de músculo. A escolha dos alimentos certos é fundamental na manutenção da massa muscular.
 
— Sem a alimentação adequada, o organismo não tem energia para praticar a atividade. Os músculos e os órgãos precisarão de uma fonte de energia e o corpo a retira do músculo. Por isso, antes da atividade física, são indicados lanches leves, mas ricos em carboidratos e em fibras que ajudam a manter a energia durante a prática e acelerar a queima de gordura— esclarece o nutrólogo André Veinert.
 
De acordo com o especialista, o ideal é escolher alimentos com baixo índice glicêmico, como pães integrais, cereais, batata doce ou frutas. Nozes e castanhas também são uma boa opção. Estes alimentos têm digestão mais lenta, portanto, o açúcar será liberado no organismo aos poucos, mantendo a energia constante.
 
Alimentos com alto índice glicêmico como pão branco, bolachas, açúcar refinado, bolos e tortas podem levar a sintomas de hipoglicemia, que é a queda brusca de açúcar, pois eles são rapidamente digeridos e o açúcar entra da mesma forma no sangue.
 
— Os sinais da hipoglicemia são tontura, fadiga, tremores e dores de cabeça durante o exercício. O ideal é consumir alimentos de baixo ou médio índice glicêmico uma hora antes do treino. Também é recomendável evitar a associação de muitos alimentos ricos em fibras, pois eles podem fermentar e causar desconforto abdominal durante o exercício— explica o médico.
 
Depois do treino
A reposição de nutrientes é fundamental para ajudar no aumento, manutenção e recomposição da massa muscular.
 
— O alimento ideal para recuperar a massa perdida durante o exercício é a proteína. Mas ela não deve vir sozinha, a refeição também precisa conter vegetais e carboidratos. Alimentos proteicos como peito de peru, queijo branco, ricota, cottage, iogurte, leite, carnes magras e soja são ótimos para prevenir lesões e melhorar o rendimento no próximo treino. É recomendável que esses alimentos sejam consumidos em até uma hora após a prática— orienta Veinert.
 
Outro ponto importante é o consumo de água antes, durante e depois das atividades.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário