Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 2 de abril de 2014

Risco cardiovascular aumenta em mães que tem muitos bebês

Foto: Reprodução
Mulheres que tinham dado à luz quatro filhos ou mais tiveram
 risco duplicado
 
Mulheres que têm quatro ou mais filhos tendem a mostrar sinais precoces de doenças cardíacas
 
Mulheres que dão à luz quatro ou mais bebês são mais propensas a desenvolver placas no coração ou endurecimento das artérias - os primeiros sinais de doenças cardiovasculares, de acordo com estudo da Universidade do Texas.
 
Muitas questões ainda permanecem sobre como a gravidez afeta os riscos cardiovasculares e, por isso, os pesquisadores decidiram medir as doenças cardíacas em relação à gravidez.
 
— Esta não é uma recomendação para que as mulheres só tenham duas ou três crianças. Nossa descoberta acrescenta às evidências de que mudanças associadas à gravidez podem fornecer uma visão sobre o futuro do risco cardiovascular de uma mulher e merece, por isso, mais atenção— explica a cardiologista Monika Sanghavi.
 
A investigação contou com 1.644 mulheres cuja média de idade, no momento da análise, foi de 45 anos, e pouco mais da metade das mulheres (55%) eram negras. O cálcio das artérias coronárias (CAC ) foi medido através de tomografia computadorizada e da espessura da parede da aorta (AWT) por ressonância magnética para determinar se as mulheres tinham ou não evidência de aterosclerose subclínica no coração e paredes das artérias.
 
Usando mulheres que tiveram dois ou três nascidos vivos como referência, as mulheres que tinham dado à luz quatro filhos ou mais tiveram um risco aproximadamente duas vezes maior de ter CAC ou AWT anormal. Esta associação se manteve mesmo após o ajuste para nível socioeconômico, escolaridade, raça e outros fatores, por aumentar o risco de doença cardiovascular.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário