Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 15 de abril de 2014

Sabe a diferença entre gripe e resfriado? Entenda

Thinkstock
Gravidade da gripe é proporcional à vulnerabilidade dos pacientes
De acordo com especialista,  principal fator que gera confusão é a coincidência dos sintomas
 
Bom dia! Você acordou hoje com mal-estar, e meio febril? Está desconfiado que está com resfriado ou gripado? Antes de tomar o primeiro remédio, entenda melhor a diferença entre gripe e resfriado.
 
O diretor de divulgação da SPPT (Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia) explica que "muitos atribuem erroneamente o mesmo conceito a ambas, o que não é correto".
 
— Enquanto o resfriado é causado por um conjunto de vírus respiratórios — entre eles o matapneumovírus, vírus sincicial respiratório e o coronavírus, por exemplo, a gripe é causada pelo vírus da influenza.
 
O principal fator que gera esta confusão é a coincidência dos sintomas. Nariz entupido ou escorrendo (coriza) e tosse estão presentes em ambas as patologias. A diferença é que a gripe é mais intensa, e pode vir acompanhada de febre, cansaço e fadiga, além do fato de oferecer maior risco de complicações.
 
— Uma gripe pode, mais comumente, ser seguida de um quadro de pneumonia viral, ou de uma invasão bacteriana. Estas complicações são bem menos frequentes no caso de um resfriado.
 
Prevenção e tratamento
A gravidade da gripe é proporcional à vulnerabilidade dos pacientes, e estão geralmente nos extremos da idade os mais acometidos: crianças menores de cinco anos de idade e adultos a partir dos 60 anos.
 
De acordo com o médico, a pessoa deve estar atento aos sintomas portadores de doenças cardiológicas ou pulmonares, e aqueles com reduzida imunidade, como os HIV positivos, portadores de doenças reumatológicas ou que não têm o baço.
 
Para prevenir complicações, especialmente com o fim do verão e queda da temperatura, é importante evitar ambientes fechados e aglomerações de pessoas, pois são locais propícios para a propagação do vírus.
 
Outras medidas importantes, segundo o médico, são: são lavar as mãos e utilizar o álcool em gel, pois o vírus pode ser transmitido tanto por contato direto após disseminação por espirros e tosse como por contato indireto. A vacina também é muito importante e sua indicação deve ser discutida com o médico.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário