Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 11 de maio de 2014

Redução de seis fatores de risco poderia evitar a morte de 37 milhões em 15 anos

Getty Images
. Quanto mais idade, maior a chance de ter hipertensão
Estudo analisou impacto de redução do uso do tabaco, consumo de álcool, ingestão de sal, pressão arterial, nível de açúcar no sangue e obesidade em todo o mundo
 
Reduzir ou restringir apenas seis fatores de risco - como o uso do tabaco, de álcool, ingestão de sal, a pressão arterial, o nível de açúcar no sangue e a obesidade - poderia evitar mais de 37 milhões de mortes prematuras no período de 15 anos.
 
Isto porque isso reduziria a incidência de doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, câncer e diabetes - quatro das principais doenças não transmissíveis que mais matam no mundo.
 
Os dados são preocupantes.
 
Em 2010, 28,3 milhões de pessoas morreram dessas doenças no mundo. Logo, a diminuição de 37 milhões de mortes equivale a uma extinção de quase um ano e meio de mortes.
 
Veja quais são fatores que causam a hipertensão:
 
Álcool: abusar do álcool ou bebê-lo regularmente faz a pressão arterial se elevar
 
Gênero: até 45 anos, os homens lideram a lista de de hipertensos. Depois disso, se igualam às mulheres e, a partir dos 64, são elas quem sofrem mais
 
Genética: 90% dos hipertensos têm essa condição por razões hereditárias
 
Idade: as artérias ficam mais rígidas com o passar dos anos. Quanto mais idade, maior a chance de ter hipertensão
 
Obesidade: a médio e longo prazo, a obesidade estimula o sistema nervoso simpático, que manda uma substância que enrijece as artérias, causando pressão alta
 
Sal ou sódio: presente também em muitos alimentos embutidos, o sódio aumenta a retenção de líquido, aumentando o volume sanguíneo que eleva a pressão
 
Sedentarismo: falta de exercício físico contribui para o aumento da pressão arterial. Exercitar-se faz o contrário, ajuda a reduzir
 
Este é o primeiro estudo que analisou o impacto que a redução fatores de risco globalmente para reduzir as mortes prematuras por doenças não transmissíveis .Usando dados nacionais sobre as mortes e os fatores de risco e modelos epidemiológicos, pesquisadores do Imperial College London, Reino Unido, calcularam que a carga de cada um dos seis fatores de risco. 
 
No estudo foi calculado os resultados da redução de 30% (e uma redução mais ambiciosa de 50%) do fumo, 10% do consumo de álcool, 30% da ingestão de sal, redução de 25% da pressão arterial elevada além de travar o travar o aumento da prevalência de obesidade e diabetes.
 
No geral, os resultados sugerem que o cumprimento das metas para redução dos seis fatores de risco diminuiria a morte prematura por quatro das principais doenças não transmissíveis em 22% em homens e 19% para as mulheres em 2025 em comparação ao que eram em 2010. A redução ocorreria em todo o mundo, retardando pelo menos a morte de 16 milhões de pessoas com 30 anos de idade e 21 milhões naqueles com 70 ou mais.
 
Os autores do estudo preveem que os maiores benefícios virão pela redução da pressão arterial e do tabagismo. Eles calculam que uma redução mais ambiciosa de 50% na prevalência do tabagismo em 2025, mais do que a meta atual de 30%, reduziria o risco de morrer prematuramente por mais de 24% em homens e em 20% nas mulheres.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário