Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 11 de maio de 2014

Conheça a dieta dos amidos resistentes e sua estrela, a banana verde

A banana verde é fonte de prebióticos, que irão nutrir nossa flora microbiana intestinal, e simbióticos, que aumentam a quantidade de bactérias benéficas ao nosso corpo como os lactobacilos.
Thinkstock
A banana verde é fonte de prebióticos, que irão nutrir nossa flora microbiana
 intestinal, e simbióticos, que aumentam a quantidade de bactérias benéficas
 ao nosso corpo como os lactobacilos
Nem todo carboidrato é o vilão das dietas. Em alguns casos ele pode até ser o mocinho, em especial aqueles que possuem em sua composição o amido resistente. Entre eles estão a batata, a mandioca, o inhame, o cará e, em especial, a banana verde

O amido resistente não é digerido pelas enzimas gástricas e é facilmente eliminado pelo bolo fecal com parte da gordura e açúcar digeridos. Alguns estudos mostram que esse amido é favorável à redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, por aumentar os meios de excreção e redução de gordura.

Ele também desempenha um efeito semelhante ao das fibras porque provoca a sensação de  saciedade mais rapidamente e resulta em um maior controle da glicose no sangue, aumento da concentração de colecistocinina (hormônio que interfere na saciedade), diminuição na absorção de gorduras e aumento do trânsito intestinal. Todos esses efeitos irão interferir numa perda de peso eficaz e saudável.

“Para ser resistente, o amido deve ser cozido ou aquecido. Sob alta temperatura, ele sofre o processo de gelatinização que garante o efeito emagrecedor. Os alimentos devem ser consumidos 30 minutos antes da refeição e com um copo de água, que dará a sensação de saciedade”, explica o endocrinologista e proprietário do Spa Posse do Corpo, Alfredo Cury.

Já a nutricionista Andréa Santa Rosa, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, alerta que é preciso ter cuidado na escolha de qual tipo de carboidrato será ingerido, já que o benefício do emagrecimento se restringe apenas aos que possuem em sua composição o amido resistente.

Nada em excesso
“A quantidade também é algo relevante a se destacar, tudo que é em excesso não traz boas consequências para nosso corpo. Também é importante incluir outros nutrientes, presentes nas carnes magras, gorduras de boa qualidade, verduras e legumes, além de evitar o consumo de gordura saturada, trans e hidrogenada, carboidratos refinados e açúcar”, afirma Santa Rosa.

Segundo a nutricionista, a ingestão de alimentos fontes de amido resistente, principalmente da banana verde que se destaca nesse quesito, também está associada à prevenção de doenças crônicas como o câncer, diabetes, dislipidemias, doenças coronárias e obesidade.

O amido resistente é um colaborador na perda de peso e não apresenta efeitos colaterais, podendo ser utilizado por todos os pacientes durante tempo indeterminado, garante o nutrólogo Edson Credidio, doutor em ciências de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“Para uma perda de peso segura e saudável, o ideal seria emagrecer quatro quilos por mês, mais do que isto o cérebro pode estranhar e ativar mecanismos para segurar as gorduras”, recomenda Credidio.
 
Banana verde
Alguns subprodutos podem ser preparados com a banana verde cozida, como a biomassa, que vem se tornando muito popular no país. É importante que ela esteja totalmente verde e tenha sido o menos exposta à climatização possível. Peça ao seu fornecedor para trazer um cacho fresquinho. Excelente para qualquer faixa etária, sem contraindicações a não ser para pessoas que possuem alergia à fruta.

Fonte de prebióticos, que irão nutrir nossa flora microbiana intestinal, e simbióticos, que aumentam a quantidade de bactérias benéficas ao nosso corpo como os lactobacilos. Também é rica em ferro e vitamina A, que auxilia no crescimento e sistema imunológico da criança, e potássio, que ajuda no aprendizado da criança.
 
Dicas de como introduzir o amido resistente ao dia a dia:
 
Tadeu Brunelli/UOLReceita Biomassa de Banana Verde

Ingredientes:
1 cacho de banana verde não climatizada
 
Água
 
1 limão

Modo de fazer:
 
Em uma panela de pressão, coloque água até a metade e deixe ferver.
 
Quando chegar ao ponto de fervura, coloque as bananas com casca higienizadas, tomando o cuidado para nenhuma parte da polpa estar aparecendo.
 
Assim que a panela começar a fazer pressão, espere mais dez minutos e desligue o fogo.
 
Não acelere o processo de resfriamento da panela, como, por exemplo, colocá-la sob água fria. Deixe esfriar naturalmente.
 
Após o esfriamento e, saída de toda pressão, tire as cascas da banana e bata a polpa no liquidificar ou em uma centrífuga até virar uma pasta.
 
É essencial que a polpa seja liquidificada ainda quente, caso contrário ela irá endurecer e não vamos conseguir o ponto de pasta.
 
Acrescente gotas de limão para não escurecer a biomassa.

Validade:
Na geladeira ela possui validade de uma semana.
 
Caso opte por congelar, escolha embalagens de vidro temperado ou forminhas de gelo de silicone.
 
No freezer possui validade de três meses.

ThinkstockAveia
A aveia é rica em betaglucana, uma potente fibra que irá retardar a entrada do açúcar, presente nos alimentos, na corrente sanguínea.

Excelente opção para os diabéticos, evitando os picos insulínicos.

Pode ser consumida com frutas, iogurtes, sopa ou até com a biomassa de banana formando um mingau

ThinkstockFlocos de milho sem açúcar com suco cítrico
Deixe os cereais em contato com suco cítrico por cerca de cinco minutos.

Esses sucos são ricos em antioxidantes, assim, será formada uma camada protetora no amido deixando-o ainda mais resistente,




ShutterstockMassa fresca e seca de macarrão ou tubérculos como batata doce, batata baroa, cará e inhame

Deixar ½ xícara de água do cozimento junto com o alimento cozido.

Deixe esfriar e leve à geladeira até o dia seguinte.

Só escorra a água quando for comer.

O processo de cozimento e depois resfriamento faz o amido do alimento se tornar resistente.

A água na qual foi cozido o alimento, quando em contato direto com ele, aumenta a gelatinização do amido aumentado sua resistência.

UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário