Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 11 de maio de 2014

10 verdades e mentiras sobre a queda de cabelo

careca
Foto: reprodução
A queda de cabelo é um dos maiores medos dos caras que são ligados na própria beleza. Na real, até os brucutus ficam meio bolados quando aquela entradinha tá mais parecendo a rodovia dos Bandeirantes do que a Avenida Angélica
 
Segundo dados da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, a queda de cabelo aflige 40% dos homens antes dos 35 anos. Com o começo da calvície vem as dúvidas: Meus cabelos estão caindo porque eu usei boné demais? Será que é só stress? Depois de cair esse poodle da minha cabeça, será que algum fio de cabelo voltar a nascer de novo?
 
Para ajudar você que está cheio de perguntas e nenhuma resposta, separei alguns dos maiores mitos e verdades sobre a queda de cabelo.
 
Confira:
 
1. Usar bonés faz cair os cabelos?
Não. O uso do boné não faz os cabelos caírem mas ele pode ajudar a agravar problemas que estão ligados diretamente à calvície como dermatite seborreica, eczema ou caspa. Culpa do abafamento que o couro cabeludo sofre e que faz com que ele produza mais oleosidade, proliferando os fungos.
 
Se você usa o boné muito apertado, pode acontecer também de os fios da frente da cabeça ficarem mais escassos e finos por causa da tração que as raízes sofrem. O ideal é usar boné com o cabelo seco e a cada uma hora tirar ele para dar uma arejada de cinco minutos no couro cabeludo.
 
2. Dormir de cabelos molhados faz mal?
Sim. Dormir com os cabelos molhados ajuda na retenção de água no couro cabeludo causando a proliferação de fungos, bactérias e da caspa. Seus cabelos acabam ficando mais oleosos, quebradiços e sua raiz fica mais fraca.
 
3. Usar gel faz os fios caírem?
Não. O gel funciona na superfície do cabelo e não afeta diretamente os folículos. Porém, evite dormir com o produto aplicado por dois motivos: os fios endurecidos podem se tornar mais quebradiços e o acumulo da substância pode ajudar a criação de caspa e seborreia.
 
4. Calvície é genética?
Sim, a culpa é do seu DNA. Cerca de 70% dos caras ficam carecas por fatores hereditários. Tanto do lado do seu pai, como da sua mãe. Então, pare de ficar reclamando só com o velho por suas entradas.
 
A queda de cabelo começa aos 18 anos, com o crescimento dos fios diminuindo de ritmo e a raiz atrofiando. Os cabelos ficam mais finos e começam a regredir na estradas, testa e no topo da cabeça.
 
5. Cortar muito o cabelo pode me deixar careca?
Não. A queda de cabelos está relacionada com a raiz. Apenas cortar ou aparar o fio não muda em nada.
 
6. Stress provoca queda?
Sim, o seu chefe pode realmente estar te deixando careca. Stress em excesso, cansaço, ansiedade e depressão causam alterações hormonais que podem levar ao problema.  Será que você pode cobrar da sua firma um implante capilar por lidar com um gestor babaca?
 
7. Lavar cabeça com água quente faz cair os cabelos?
Não. Porém, se você sofre de caspa ou de dermatite seborreica devem evitar a água quente. Ela estimula a produção de oleosidade, pode piorar a doença e influenciar na queda dos fios.
 
8. Mudanças na alimentação aumentam a perda de cabelo?
Sim. Você deve manter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, antioxidantes, proteínas, ferro, zinco e vitamina A e C. Aposte em cereais integrais, castanha do Pará, peixes, ovos e leite. Vai ajudar a manter os fios fortes.
 
9. Remédio para tratar calvície causa impotência?
Não. Apesar de determinadas remédios apresentarem esse sintoma na bula, o fato costuma ser muito raro. Os remédios contra calvície podem diminuir a mobilidade dos espermatozoides e reduzir a quantidade de esperma ejaculado.
 
10. Os cabelos voltam a nascer depois de começar a cair?
As vezes. O cabelo pode voltar a crescer se a queda tiver relacionada a stress ou doenças. Nos outros casos, quanto mais cedo você buscar um tratamento, melhor.
 
Manual do Homem Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário