Foto: Reprodução |
Mulheres que estão por volta do terceiro trimestre de gravidez precisam fazer um esforço para dormirem mais cedo: um novo estudo descobriu que a baixa qualidade do sono nesse período pode levar a criança à obesidade.
Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago, na qual os cientistas interromperam o sono de ratas prenhas e acompanharam a saúde dos filhotes.
Os cientistas colocavam escovas elétricas nas gaiolas, nos meses próximos ao nascimento, de modo que o barulho e vibração acordassem os animais, que interagiam com o objeto e voltavam a dormir. Outro grupo de ratos teve o direito de dormir durante a noite inteira, sem nenhuma interrupção na gaiola.
Ainda que os ratos de ambos os grupos pesassem o mesmo, os pesquisadores perceberam que seu peso e saúde mudavam significativamente na idade adulta. Os ratos machos — cujas mães que haviam tido o sono atrapalhado — pesavam 10% mais do que os outros, o que equivaleria a sete quilos extras em um humano adulto. Além disso, alguns animais tornaram-se obesos mórbidos e morreram mais cedo.
Bebês que nascem de sono fragmentado também tiveram notas ruins nos testes de glicose e desenvolveram altas quantidades de gordura branca, conhecido como "gordura ruim", bem como níveis altos de mau colesterol. As descobertas foram publicadas recentemente no jornal médico Diabetes.
Os resultados do estudo podem não oferecer muito conforto para mães que já estejam no último trimestre e lidem com bebês que chutam muito. Mas a Fundação Nacional do Sono (FNS), dos Estados Unidos, oferece algumas dicas sobre como se preparar para uma boa noite de sono. Segue uma seleção:
— Durma para seu lado direito, de modo que o sangue flui com mais facilidade até o bebê e ao útero e rins. Evite ficar deitada de costas por um período muito longo.
— Hidrate-se durante o dia, mas evite líquidos na hora de dormir.
— Faça exercícios regularmente para manter a saúde, melhorar a circulação e reduzir as câimbras.
— Ao longo do dia, tente comer petiscos neutros, sem muito tempero, como bolachas água e sal. Ao manter o estômago cheio, você ajuda a afastar as náuseas.
— Travesseiros e colchões especiais para a gravidez podem ajudar a dormir melhor. Ou utilize travesseiros convencionais como um apoio para seu corpo.
— Cochilos também podem ajudar. Uma pesquisa da FNS descobriu que 51% das grávidas cochilam pelo menos uma vez por semana.
— Aprenda a relaxar com técnicas de respiração que podem ajudar, também, quando as contrações começarem. Um banho quente antes de dormir também pode ser benéfico.
Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário