Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de junho de 2014

Queimadura com bolhas exige cuidados médicos, avisa dermatologista

Getty Images
Queimadura de sol
Segundo especialista, não se deve aplicar nenhuma substância no local lesionado
 
A maioria das queimaduras acontece por descuido, seja por causa de uma panela quente, chapinha de cabelo, um ferro de passar roupas ou até mesmo ficar exposto ao sol sem proteção. Apesar de poderem ser  evitadas, muitas pessoas acabam queimadas e não sabem como proceder. De acordo com a dermatologista Samar Harati, primeiro é preciso entender o tipo de sua queimadura para depois saber como tratá-la.
 
Segundo a dermatologista, as queimaduras possuem três graus, que são determinados pela gravidade da lesão. As queimaduras de primeiro grau, por exemplo, ocorrem quando apenas a parte superficial da pele foi atingida.
 
― Neste tipo de queimaduras não há a formação de bolhas, mas a região fica vermelha e a pessoa sente ardor no local.  Em geral, esse tipo de queimadura sara por conta própria.
 
Já as queimaduras de segundo grau acontecem quando além do eritema (vermelhidão), formam-se bolhas. De acordo com a especialista, esse tipo de lesão é mais profundo e é recomendado que a pessoa ferida procure um médico.
 
― Se a extensão da queimadura for maior que 10% do corpo, a vítima precisa correr para o pronto-socorro. Somente o médico poderá indicar o tratamento correto, seja com pomadas, corticoide ou antibióticos.
 
De acordo com Samar, o tipo de queimadura mais perigoso é o de terceiro grau, pois os tecidos mais profundos da pele são atingidos, podendo gerar necroses, ou seja, morte de células.
 
― Como esse tipo de ferimento é sempre uma emergência médica, independentemente do tamanho da queimadura o indivíduo deve ir imediatamente para o hospital, onde será direcionado para a internação ou para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Ele será hidratado à base de soro e será submetido à antibioticoterapia.
 
Segundo a dermatologista é importante ressaltar que, nas queimaduras de primeiro e segundo graus, a primeira atitude a ser tomada é colocar o local ferido sob água fria e corrente.
 
― Ao contrário do que muitas pessoas leigas dizem, não se deve aplicar pasta de dente, maisena, talco ou qualquer outra substância no local da queimadura. Elas não só podem ser ineficazes como podem irritar ainda mais a pele.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário