Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de junho de 2014

Os benefícios dietéticos da cúrcuma

Os benefícios dietéticos da cúrcuma
Foto: Reprodução
Cúrcuma
A cúrcuma é uma família  de plantas, porém, esta palavra é normalmente utilizada para se referir à cúrcuma longa, turmérico, açafroa, açafrão-da-terra, cúrcuma doméstica ou açafrão-das-índias

Esta raiz é conhecida há mais de 2.500 anos na Índia, região onde foi, provavelmente, usada como corante pela primeira vez. As propriedades e os benefícios desta especiaria foram sendo conhecidos e revelados lentamente no decorrer do tempo. Confira a seguir as propriedades, os benefícios e as indicações de uso da cúrcuma.

Propriedades e benefícios
A cúrcuma possui poderes anti-inflamatório e antioxidante, devido à presença da curcumina em sua composição, o pigmento que dá cor amarelo-ouro à raiz. Devido às suas propriedades, a planta auxilia na saúde da pele, protege o fígado, atua contra o câncer, auxilia no processo de digestão das proteínas e regula o metabolismo. Alguns estudos demonstraram a diminuição da inflamação e melhoria no tratamento de casos de artrite reumatoide, osteoartrite, Alzheimer, inflamação de vias respiratórias e diabetes.
 
Ajuda a emagrecer
Devido à ação antinflamatória da curcumina, o poder da cúrcuma contra a gordura corporal e no processo de emagrecimento é considerável. Segundo especialistas, a utilização do tempero ajuda a diminuir os episódios de compulsão alimentar, evitando que o indivíduo ultrapasse o limite calórico diário.

Além disso, a cúrcuma diminui a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo as reservas de gordura do corpo e auxiliando, assim, no emagrecimento.

Confira a seguir outros benefícios da cúrcuma:
 
- É um antisséptico e antibacteriano natural, sendo muito utilizado para desinfetar cortes e queimaduras;
 
- Junto com a couve-flor, ajuda a prevenir o câncer da próstata;
 
- Pode auxiliar na prevenção do melanoma;
 
- Desintoxicante natural do fígado;
 
- É um analgésico natural;
 
- Na medicina chinesa, é utilizada como um tratamento para a depressão; dentre outros benefícios.

Para que serve a cúrcuma?
De sabor forte e característico e de cor amarelada, esta especiaria é largamente utilizada na culinária para dar cor a pratos de sabor doce, peixes, arroz e molhos em geral. Além de ser utilizado como corante pela indústria alimentícia, o seu aroma é usado na fabricação de perfumes.

Como utilizar?
Guarde a cúrcuma (pode ser encontrada à venda na forma de pó) em um vidro e use ½ colher de chá ao dia, no preparo do arroz, sopa, molho de salada ou polvilhe diretamente sobre o alimento.
 
Sugestão de uso: polvilhar uma colher de chá da erva em pó na comida já pronta ou dissolver em uma colher de sopa de azeite para temperar a salada.
 
remédio-caseiro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário