Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 14 de junho de 2014

Para esquentar: 8 chás e seus benefícios para a saúde

Você sabe quando e como surgiu o chá? Há mais de 5 mil anos!
 
Reza a lenda que o primeiro chá verde surgiu quando o imperador chinês Shên Nung, conhecido como Curandeiro Divino, descansava à sombra de uma árvore durante um passeio por suas terras e pediu que seus empregados fervessem um pouco de água para ele. Eis que uma folha da espécie Camellia sinensis, originária da China e da Índia, caiu dentro dessa água e ele tomou.
 
Preparamos uma lista diferente, com informações completas sobre 8 chás, seus benefícios para a saúde e modo de preparo.
 
Confira:
 
1. Chá Verde
O gostinho amargo não é nada perto de todos os outros benefícios que ele carrega. O chá verde, proveniente da erva Camellia sinensis, é rico em antioxidantes, faz bem à saúde do coração e possui também as Vitaminas dos complexos C, K e B, além de manganês, potássio e ácido fólico, todos muito bons para o fortalecimento do sistema imunológico.
 
Quem quer emagrecer pode incluir na dieta junto com a alimentação balanceada. O chá verde tem propriedades que aceleram o metabolismo e, segundo uma pesquisa norte-americana, quem ingere a bebida com frequência tem 44% menos chances de ter depressão.
 
Tem mais: o chá verde é um bom aliado para controlar o colesterol ruim, mas é bom lembrar, que ele não faz isso sozinho, ou seja, contribui para os efeitos de uma alimentação menos gordurosa.
 
É verdade que o chá verde atrapalha a absorção do ferro pelo organismo? O consumo durante ou logo após as refeições não influi na absorção de ferro para pessoas com saúde normal. Para quem tem deficiência de ferro, o recomendado é evitar a ingestão da bebida nestes períodos.
 
Preparo
Separe 1 grama de folhas da erva para cada 100 ml de água. Deixe em infusão por cinco minutos a mais ou menos 80°C. Beba, no máximo, 15 minutos após o preparo para não perder as propriedades.
 
Cuidados
Quem acha que quanto mais, melhor, atenção! O excesso – mais de quatro ou cinco xícaras por dia – pode ser prejudicial à saúde e levar à gastrite e até à úlcera.
 
O uso do chá não é recomendado para gestantes, hipertensos, indivíduos com glaucoma e com doenças psiquiátricas, pois as substâncias do chá podem interagir com as dos remédios. Buscar a orientação profissional é sempre a melhor opção.
 
2. Chá de Hortelã
O período mais gelado do ano está aí e nada melhor do que um chazinho para ajudar a aquecer. Além disto, muitos deles têm propriedades extremamente benéficas à saúde e ao bom funcionamento do organismo.
 
O chá da vez é o de hortelã, que é velho conhecido das vovós! A hortelã também pode ser usada como tempero de refeições ou como ingrediente para sucos. Ela possui vitaminas A, B e C e minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio. O chá é um ótimo digestivo, calmante, anti-inflamatório e ajuda nos problemas intestinais e estomacais.
 
É natural, mas tem os seus efeitos colaterais e pessoas com cálculos biliares, gestantes ou lactantes e crianças com menos de 5 anos e em fase de amamentação devem tomar cuidado e consultar um especialista antes do consumo pois, se usada inadequadamente, os possíveis benefícios viram danos.
 
Na hora de comprar, opte pelas folhas bem verdes e inteiras. Folhas amareladas não são boas para o consumo e as desidratadas perdem as propriedades, então utilize sempre a erva fresca. Muita gente planta em casa mesmo!
 
Veja como preparar o chá:
Separe 10 folhas de hortelã, coloque para ferver em 200 ml de água, deixe ferver por 3 minutos, coe e tome na hora. Adoce a gosto.
 
3. Chá de Hibisco
Este chá é preparado com o cálice do botão da flor de espécie Sabdariffa e tem vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro e a antocianina, um potente antioxidante que reduz o risco de doenças cardiovasculares, pois reduz a oxidação do LDL (colesterol ruim), além de proteger a pele do envelhecimento.
 
O consumo do chá acelera o metabolismo, ajuda a eliminar as toxinas, estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o funcionamento do intestino, controla a pressão arterial, é bom para o cérebro e combate a retenção de líquido.
 
Veja como preparar:
Separe duas colheres de sopa do hibisco seco ou dois sachês para cada litro de água. Coloque a água para ferver e desligue o fogo quando a fervura estiver começando.
 
Acrescente as duas colheres de sopa cheias de hibisco seco ou os dois sachês. Deixe em infusão por 5 minutos e coe.
 
É recomendado tomar o chá uma vez ao dia entre as principais refeições.
 
O chá ajuda a perder peso aliado a uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares, mas cuidado com o excesso. O efeito diurético junto com o consumo excessivo pode levar à perda de nutrientes essenciais para o organismo.
 
Atenção: gestantes, lactantes ou pessoas que estejam tomando remédio controlado devem consultar um especialista antes de tomar qualquer tipo de chá.
 
Não sabe onde encontrar? O hibisco seco, em pó ou cápsulas pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.
 
As propriedades são as mesmas, mas vale procurar a recomendação de um especialista para saber qual a dosagem certa para você.
 
4. Chá de folhas de Graviola
Ele é anti-inflamatório, ajuda a prevenir colesterol, doenças reumáticas e do coração e a diabetes, além de ser ótimo para a digestão.
 
Com o sistema digestivo funcionando bem, toda e qualquer dieta pode ter bons resultados e é por isso que ele está presente em muitas delas!
 
Vamos à receita:
Use 10 gramas de folhas de graviola para 1 xícara de chá de água.
 
Deixe as folhas desidratando no sol, de preferência pela manhã, depois coloque-as no forno já aquecido por 5 minutos. Deixe esfriar e triture-as com as mãos. Agora, ferva a água e coloque as folhas na água quente já na xícara. Deixe descansar por 10 minutos e coe.
 
Lembre-se que você pode tomar o chá quente ou gelado, mas este último perde um pouco das propriedades, ou seja, o quente tende a ser mais potente.
 
Nada em exagero faz bem, não é? E aqui, o consumo em excesso pode causar náuseas e vômitos. Gestantes e mamães que estão em fase de amamentação devem evitar, ok?
 
5. Chá de folha de Maracujá, Suco e Farinha
O maracujá acalma os ânimos, combate o estresse, evita o envelhecimento precoce e o aparecimento de tumores.
 
E mais: combate a anemia, fortalece ossos e dentes, hidrata o corpo e ativa a memória. Para o chá, separe meio litro de água e acrescente 1 colher de sopa de folhas de maracujá verdes ou secas. Ferva por 5 minutos e desligue. Coe e beba em seguida.
 
Para o suco, junte a polpa de um maracujá com meio litro de água. Bata no liquidificador e acrescente limão a gosto. Coe e adoce, de preferência, com mel.
 
Com a casca, dá para preparar a farinha. Corte os maracujás ao meio, retire a polpa e leve ao forno com temperatura média por meia hora. Quando a casca estiver torradinha, retire-a do forno e bata no liquidificador até formar uma farinha. Aí é só passar na peneira.
 
6. Chá de Pitanga
As folhas da pitangueira têm uma substância chamada pitanguina, que é muito utilizada em tratamentos caseiros.
 
Além de ser ótima para quem tem diabetes, é calmante, diurética e ajuda a melhorar a febre, as doenças do estômago, a hipertensão, a obesidade, o reumatismo, a bronquite e doenças do coração.
 
A pitanga é rica em vitamina A e tem o dobro do licopeno, que é uma substância que combate o envelhecimento precoce e até o câncer.
 
Para fazer o chá de pitanga, ponha 3 colheres da folha da pitangueira em um litro de água. Quando a água estiver fervendo, desligue e deixe o chá abafado por cerca de 10 minutos.
 
7. Chá de Camomila
A camomila tem um cheirinho bom é famosa por seu efeito calmante, mas quem foi que disse que é só isso?
 
A ingestão do chá está associada ao aumento do nível de hipurato, que evita inflamações e também ajudam a acelerar a cicatrização. Além disso, eleva o nível de glicina, que alivia os espasmos musculares, melhora a cólica e relaxa os nervos. Outra vantagem velha conhecida é o efeito sedativo suave, que melhora a qualidade do sono. A ingestão do chá ajuda ainda no tratamento das articulações e é ótima para as pessoas que têm artrite ou artrose.
 
Gestantes, lactantes, crianças e até os bebês também podem tomar! O chá ajuda a aliviar as cólicas dos bebês e a dor do nascimento dos dentinhos. Para crianças hiperativas, pode ajudar e muito.
 
O chá colabora para mandar os sintomas da gripe para longe, é um ótimo digestivo e reduz a taxa de glicose no sangue, além do que também é usado em tratamentos estéticos.
 
Veja como preparar
Coloque duas colheres de sopa de flores de camomila secas em uma xícara de chá e despeje água fervente, cubra e deixe por 10 minutos. Coe e beba na hora.
 
Esse é o tempo necessário para que a água receba todas as propriedades da camomila. Ele é muito fácil de ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais. Quem preferir, pode usar os que já vêm em saquinhos.
 
Mas, atenção: em absolutamente todos os casos, busque a orientação de um especialista, principalmente gestantes, lactantes, crianças e quem toma remédios controlados. Cada caso tem as suas particularidades e como os chás possuem efeitos medicinais, é importante a palavra de quem entende sobre o assunto.
 
8. Chá de Amora
A folha de amora miúra é famosa no Japão e são justamente os japoneses que se destacam no cultivo por aqui.  O pioneiro no Brasil é Mamoru Yamamoto, que produz as folhas em Juazeiro e Petrolina, na região Nordeste.
 
Estudos feitos pelo Ministério da Saúde do Japão mostram que o consumo do chá por infusão ajuda no combate à diabetes, tem proteínas e sais minerais, como potássio, magnésio, ferro, proteínas, fibras, zinco e levedura, além de ajudar a combater o excesso de peso, pois é um bom digestivo.
 
O chá também ajuda normalizar a pressão arterial, melhora as taxas de colesterol e o funcionamento do fígado e dos rins; auxilia no tratamento da calvície, melhora a prisão de ventre e é anti-inflamatório.
 
Achou muito? Tem mais: auxilia  também na prevenção da osteoporose. Só para se ter uma ideia, a infusão tem 22 vezes mais cálcio que o leite de vaca.
 
Mas, atenção: há contraindicações e possíveis efeitos colaterais como todo chá. Então, recomenda-se buscar a orientação de um profissional. É sempre a melhor opção. Gestantes, lactantes ou quem algum toma remédio devem ter cuidado redobrado.
 
Modo de preparo
Use 12 gramas de folhas em 1,5 litro de água fria, ferva por 10 minutos e coe. Sirva quente ou gelado em porções de 180 a 200 ml a cada hora, intercalando com água na mesma proporção.
 
O chá deve ser consumido no mesmo dia, mas não guarde na geladeira. O ideal é colocar em uma garrafa térmica.
 
Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário