Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 14 de junho de 2014

Veja dicas de como trocar o sal por outros temperos mais saudáveis

Veja dicas de como trocar o sal por outros temperos mais saudáveis stock.xchng/Divulgação
Foto: stock.xchng / Divulgação
Alecrim fica ótimo com batata, cenoura, couve flor, abobrinha,
frango e sopas
Ervas e outros condimentos são alternativa para preparar alimentos saborosos
 
A comida não tem graça sem um bom tempero, certo? Mas abusar do sal, o condimento mais usado e conhecido para dar sabor aos alimentos, não é nada saudável. Pelo contrário: quanto menos você colocar no prato, melhor para a sua saúde.
 
— O sal não é o vilão da alimentação, mas reduzir a quantidade é sempre uma boa ideia. O seu consumo em excesso está relacionado ao aumento da pressão arterial e também pode trazer más consequências para a função cardíaca — adverte o nutrólogo Paulo Henkin.
 
Para reduzir a quantidade de sal, é preciso encontrar alternativas para temperar os pratos. A nutricionista funcional Alice Müller dá dicas de como usar condimentos saudáveis e tão (ou mais!) saborosos como o sal.
 
Mix de ervas
Pode ser usado em substituição do sal para preparar carnes, molhos, feijão, entre outros alimentos. Bata no liquidificador partes iguais de sal marinho, orégano, manjericão e alecrim (ervas desidratadas). Você pode variar usando semente de mostarda, cominho e pimenta do reino.
 
Marinada
Use vinho, suco de laranja, suco de limão ou suco de abacaxi, e acrescente temperos como cebola, alho, alecrim, coentro, sálvia, tomilho e louro. Deixe a carne marinando na geladeira por cerca de uma hora. O tempero deixa a carne saudável e saborosa.
 
Óleo de especiarias
Utilize azeite de oliva extra virgem, pimenta dedo-de-moça, um dente de alho, um ramo de alecrim e folhinhas de manjericão. Use o próprio vidro do azeite para juntar os ingredientes. Varie os temperos e você terá vários sabores para temperar a salada, refogar a comida ou comer com pão e torradinhas integrais.
 
Gersal
Adicione ao arroz, legumes ou saladas. Para prepará-lo, misture quatro colheres de chá de semente de gergelim torrado com duas colheres de chá de sal marinho grosso. Triture e guarde em um pote fechado.
 
Caldo de legumes caseiro
Cozinhe alho, alho-poró, louro, orégano, aipo, cenoura, moranga e talos com água. Coe e congele em potes para usar em risotos, sopas e molhos.
 
Gostosos e nutritivos
A nutricionista funcional Alice Müller indica condimentos para temperar a comida e dar mais sabor aos alimentos.
 
Conheça:
 
Alho: combina com molhos, feijão, lentilha, grão de bico, sopas, carnes e arroz. Fortalece a imunidade e ajuda a controlar a pressão alta e o colesterol.
 
Alho-poró: use em refogados, risotos, sopas e omeletes. Tem sabor e aroma mais brandos do que o alho. Auxilia a desintoxicação do fígado e, por ter inulina, fibra que provoca saciedade.
 
Aipo: o aipo ou salsão fresco é utilizado como salada ou em pratos cozidos a base de peixes, gado e aves. As folhas podem aromatizar os caldos. É diurético e pode ajudar na prevenção de cálculos renais.
 
Alecrim: fica ótimo com batata, cenoura, couve flor, abobrinha, frango e sopas. É estimulante, diminuindo o cansaço mental, e é digestivo.
 
Açafrão: coloque no final das preparações, como sopas, molho de tomate, arroz, risotos, omeletes, carnes e frutos do mar, sempre associado à pimenta do reino. Tanto o açafrão verdadeiro, como é popularmente conhecido, quanto o açafrão da terra ou a cúrcuma exercem efeito anti-inflamatório e antioxidante.
 
Canela: moída, combina com moranga, carne moída e frutas assadas. Melhora a ação da insulina e o controle da glicose sanguínea.
 
Cebola: pode ser assada com pimenta do reino, usada em conservas e refogada para temperar legumes, carnes e molhos. Tem quercetina, que fortalece e protege os vasos sanguíneos e pode ajudar a reduzir sintomas alérgicos.
 
Cebolinha: adicione a omeletes, sopas, molhos, saladas, hortaliças cozidas, gado, frango, peixe e batata cozida. Tem fitoquímicos que atuam na proteção contra doenças cardiovasculares e câncer.
 
Coentro: usa-se as folhas frescas para temperar pescados e as sementes em conservas, peixes, frutos do mar e pratos com soja. Tem capacidade antioxidante, antialérgica, antitumoral e antimicrobiana.
 
Cominho: em semente, pode ser colocado sobre pães, saladas de batata ou de repolho. Em pó, é muito usado para temperar feijão e diversos pratos salgados. Tem propriedade carminativa (redução de gases intestinais e gástrico).
 
Curry: usado em molho de tomate e de carne, leite de coco, carne, frango, peixe, arroz e hortaliças cozidas ou assadas. O curry tem sabor picante e é uma mistura de 8 a 30 ervas benéficas, como cominho, canela, gengibre, açafrão e pimenta, tornando-o uma especiaria rica em antioxidantes.
 
Gengibre: pode ser usado em raízes inteiras e frescas ou secas e moídas. Tem aroma adocicado e sabor forte e picante. Use no arroz, na carne, no frango, no peixe, no refogado de legumes, nos bolos, nos biscoitos, nos sucos e nos chás. Beneficia a circulação sanguínea e tem efeito anti-inflamatório. Também pode melhorar enjoos e mal-estar.
 
Hortelã: adicione à salada de folhas ou tomate, berinjela, abobrinha, ervilha, peixes, sucos, chás e geleia. Melhora a digestão e é protetor do fígado e desintoxicante.
 
Louro: é um tempero muito usado na cozinha brasileira, combina com marinadas, assados, ensopados, conservas, feijão e sopas. Tem propriedade analgésica, carminativa, diurética e auxilia no trabalho do fígado.
 
Manjericão: fresco ou seco, é usado com tomate (tanto nos molhos quanto nas saladas), massas (no molho pesto), carnes e sopas. Auxilia na diminuição de danos oxidativos, envelhecimento precoce, aterosclerose e diabetes.
 
Mostarda: em grãos ou moída na hora, combina com conserva de hortaliças, assados, molhos e carnes. È fonte de colina, estimulante da memória.
 
Noz moscada: encontrada em sementes e em pó, mas é preferível moída na hora, para que seu sabor adocicado possa ser mais conservado. Usada em recheios, molhos, espinafre, moranga, batata e em pratos a base de ovos.
 
Orégano: o sabor característico da pizza vem da utilização do orégano, mas pode ser utilizado molhos de tomate, vinagre, sopas, massas, legumes, saladas, ensopados, feijão e ovos. Tem forte poder antifúngico e antioxidante.
 
Pimenta do reino e pimenta vermelha: usar nas carnes, molhos, risotos, ensopados, omelete, feijão e lentilha. Melhora o fluxo de sangue, contém potentes analgésicos naturais e pode inibir o crescimento de células tumorais.
 
Salsa: colocar no final do preparo de omelete, sopa, molhos, saladas, hortaliças cozidas, carne, frango, peixe, carreteiro e batata cozida. É fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imune e auxilia na absorção de ferro dos alimentos.
 
Sálvia: combina com frango, molho de tomate e molho de carne, sopa e ensopados. No chá, pode ajudar a diminuir os calorões da menopausa. Tem compostos antioxidantes com atividade antiinflamatória e anticarcinogenica.
 
Tomilho: os ramos frescos podem aromatizar carnes e hortaliças. Combina também com tomate, pimentão e berinjela. Pode ser adicionado a vinagres ou azeites. Tem poder antioxidante e antibacteriano.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário