Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Mulheres com mais de 50 anos têm mais chance de desenvolver osteoporose

Com a idade o organismo vaitendo mais dificuldade de
 absorver cálcio
Pouca produção de estrogênio pode ser o fator causador do problema, afirma especialista
 
Dores nas costas, dificuldade de se movimentar e de se locomover podem ser resultado de algo muito mais sério do que uma simples má postura. De acordo com o ortopedista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Robert Meves, os problemas podem ser resultado de uma osteoporose, condição que deixa a estrutura óssea fragilizada e atinge, principalmente, mulheres com mais de 50 anos.
 
Segundo o ortopedista, a condição é mais comum nesta idade, pois há uma desaceleração na produção do hormônio feminino (estrogênio), fator que desregula a absorção do cálcio, principal responsável pela sustentação dos ossos.
 
Meves esclarece que o diagnóstico da doença deve ser feito com rapidez, já que a ausência da análise pode levar a grande morbimortalidade, ou seja, risco de morte.
 
― O diagnóstico é feito pela densitometria óssea, exame que avalia a densidade dos ossos. Quando essa se encontra abaixo de 2.5, o que representa o desvio padrão da população normal, detecta-se então a fragilidade.
 
Entre as medidas preventivas da osteoporose estão a prática de exercícios físicos ― especialmente musculação ― aliada a uma dieta balanceada rica em cálcio, ferro e vitamina D. Meves também afirma que é recomendado que a pessoa tenha de 10 a 15 minutos de exposição a luz do sol todos os dias no período da manhã.
 
― Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de cafeína também é importante, já que tais hábitos são prejudiciais à manutenção da saúde dos ossos.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário