Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Como descartar o diagnóstico de chikungunya?

A diferença está no vírus que é transmitido
Infectologista explica as diferenças entre as doenças transmitidas pelo mesmo vetor e com sintomas parecidos
 
Com sintomas semelhantes e o mesmo transmissor que o vírus da dengue, a febre chikungunya já afetou 1.106 brasileiros. Os dados mais recentes do Ministério da Saúde registram 115 casos confirmados por critério laboratorial e 991 por critério clínico-epidemiológico. De acordo com Alberto Chebabo, infectologista do laboratório Sérgio Franco Medicina Diagnóstica, ambas as doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Por isso, é mais importante ainda entender as particularidades dessa doença.
 
A diferença está no vírus que é transmitido, o que leva a alguns sintomas diferenciados. “O quadro clínico inicial, com febre e dores de cabeça, é idêntico. O que distingue uma da outra é basicamente o tipo de dor no corpo. Na dengue, o paciente tem mais dores musculares e na chikungunya, dores articulares, que, inclusive, podem se prolongar por semanas nos casos mais complicados”, revela o médico.
 
São essas diferenças tênues que levam o médico a exigir, além do exame clínico, exames laboratoriais para um diagnóstico correto. “O resultado da detecção por PCR indica a presença do vírus CHIKV, que diagnostica o paciente como portador do vírus causador da febre chikungunya. Já a sorologia IgG e IgM, caso reagente, confirma a presença de anticorpos contra o vírus chikungunya, ou CHIKV, o que indica que o paciente foi ou está infectado pelo vírus”, explica o infectologista.
 
O infectologista indica que os exames laboratoriais sejam realizados a critério do médico. Ambos os exames são feitos por meio de uma coleta de sangue sem necessidade de nenhum preparo prévio ou jejum. Recomenda-se, entretanto, que, como na dengue, se espere, pelo menos, até o quinto dia do início dos sintomas para realizar a sorologia, já que ela depende da presença de anticorpos contra o vírus. Já no caso do PCR (exame feito por biologia molecular), a recomendação é que seja coletado nos primeiros dias após o início dos sintomas, pois a positividade desse exame cai depois da primeira semana de doença.
 
Previna-se
As semelhanças entre as duas doenças vão além dos sintomas e do mosquito transmissor. As principais formas de prevenir a chikungunya são as mesmas do combate à dengue, segundo o Dr. Alberto Chebabo. “Já que o vetor é o mesmo, temos que reforçar os cuidados de sempre para combater o mosquito. Evite o acúmulo de água parada. Para isso, encha os pratinhos de plantas com areia, mantenha lixeiras, vasos sanitários e caixas-d’água fechados, recolha os entulhos do quintal e mantenha as piscinas cobertas”, conclui.
 
Por fim, o médico ressalta que, ao sinal dos sintomas, o paciente deve procurar um médico. “É muito importante que o paciente faça uma consulta com um especialista se aparecer algum dos sintomas. Dessa forma, será encaminhado aos exames e o diagnóstico será feito. Quanto antes a doença for descoberta, menores as complicações e maiores são as chances de o tratamento ser bem-sucedido”, afirma o especialista.
 
Rachel Lopes
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário