Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Você sabe o que é Tracoma?

Foto Reprodução: Tracoma
A doença inflamatória dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis, é conhecida como Tracoma
 
Ocorre principalmente em crianças, possui fácil tratamento, mas necessita de tratamento, pois forma em muitos casos a doença pode não apresentar sintomas lesões que provocam o atrito da pálpebra com a córnea, que prejudicam a visão.
 
Em muitos casos a doença pode não apresentar sintomas, mas é importante ficar atento aos olhos se estiverem vermelhos e irritados, lacrimejantes e com secreção, coçando, com sensação de arei e intolerância à luz.
 
Sua transmissão ocorre por meio da secreção dos olhos com tracoma de uma pessoa para outra, principalmente em ambientes coletivos, como escolas e creches. Objetos contaminados, roupas de cama, lenços e toalhas também podem transmitir a bactéria.
 
Para evitar o contágio, a dica é incentivar e dar exemplo para crianças lavarem as mãos e o rosto várias vezes ao dia, não coçarem os olhos, não usarem toalhas ou lenços de outras pessoas e até mesmo evitarem dormir na mesma cama com várias pessoas.
 
 
Os fatores de risco claramente associados à ocorrência do tracoma são as baixas condições socioeconômicas e ambientais. Saneamento básico, acesso à água potável e destinação adequada do lixo são medidas importantes para evitar doença!

Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário