Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Projeto piloto qualifarsus qualifica farmacêuticos para atendimento humanizado

Pacientes do SUS, Sistema Único de Saúde, são orientados sobre o uso correto de medicamentos em Curitiba
 
A ação faz parte do projeto piloto, QualifarSUS, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O projeto propõe que os profissionais de saúde ofereçam um atendimento humanizado para melhorar o bem-estar do paciente, o uso correto dos medicamentos e evitar futuras internações.
 
Durante a execução do projeto, mais de mil pacientes tiveram consultas agendadas com farmacêuticos especializados. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, ressalta que a qualificação do atendimento farmacêutico vai refletir na mudança da cultura brasileira da automedicação.
 
"Isso vai contribuir para mudar a cultura brasileira, para que veja o medicamento não apenas como uma mercadoria, mas sim como um bem de saúde. Ir ao médico, falar com o farmacêutico, ou seja, o uso tem que ser extremamente racional. Ele tem que ser qualificado.
 
Os dados que a gente tem é que o uso de medicamentos ainda está muito distante do uso racional na sociedade brasileira e a gente está investindo pesadamente para que a população use os medicamentos de forma adequada, como um bem, e não apenas como um produto de consumo."
 
A farmacêutica, Elza Miúra, 49 anos, participou do projeto piloto QualifarSUS, em Curitiba.
 
Segundo a profissional a orientação especializada ajuda o paciente a não piorar o estado de saúde.
 
Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário