Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Crianças: Atenção redobrada

Foto: Shutterstock
Alergias, cólicas, assaduras e febres são os principais problemas enfrentados pelos pais no dia a dia das crianças. Saber reconhecer cada desconforto é fundamental para auxiliar os consumidores que buscam por alívio imediato
 
São inúmeras as patologias que acometem os bebês nos primeiros meses de vida. Na grande maioria das vezes, o caso é simples, mas importante o bastante para deixar qualquer mãe preocupada.

Quando os sintomas de desconforto aparecem (febre, tosse, vermelhidão, espirros, entre outros), são um conjunto de manifestações que ocorrem em decorrência de uma determinada doença. Assim, é preciso tratar a doença e não o sintoma. O retardo no tratamento de um problema pode ter uma evolução mais séria, principalmente, quando se tem a falsa sensação de cura, quando é feita a automedicação.

Nesta época do ano, são corriqueiros os quadros de diarreia aguda em que os vírus se tornam muito comuns, podendo chegar a quadros de desidratação se não controlados. “Portanto, nessa situação, os bebês devem ingerir muito líquido, soro de hidratação oral e dieta obstipante. Outro quadro comum nesta época são as queimaduras na pele provocadas por excesso de exposição ao sol. Os pais precisam estar atentos aos horários para que a exposição não seja prejudicial, além de realizar a aplicação do protetor solar”, afirma a pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana, Dra. Daniela de Melo Miranda Gonçalves.
 
Patologias mais comuns
Para entender mais o universo dos bebês veja a seguir, os problemas que podem surgir e assustar os pais. As informações foram concedidas pela pediatra do Hospital Albert Einstein, Dra. Milena de Paulis.

Alergia alimentar: é uma reação imunológica exagerada do organismo a um determinado alimento (principalmente leite de vaca, crustáceos, amendoim e nozes) ou aditivo alimentar (corantes, como a tartrazina, sulfitos e glutamato monossódico). Acomete, principalmente, as crianças menores de três anos de idade (cerca de 7%), mas, também, ocorre nos adultos, em porcentagem menor (3%).
 
Podem ocorrer desde reações simples, como coceira nos lábios até reações graves, como a anafilaxia, que é potencialmente fatal. Existem medicamentos específicos para o tratamento dos sintomas da crise aguda; para os casos leves, estão indicados os antialérgicos e para os casos de anafilaxia, é necessária a aplicação de adrenalina na forma de injeção intramuscular.
 
Alergia de pele: geralmente chamada de dermatite atópica, é uma doença crônica, não contagiosa, que causa inflamação da pele, caracterizada por prurido, ressecamento generalizado e lesão avermelhada (eczema) simétrica atrás dos joelhos, cotovelos, face e pescoço. Algumas vezes, pode minar água dessas lesões. Seu início é precoce, no primeiro ano de vida, quando são introduzidos os primeiros alimentos, como, por exemplo, o leite de vaca.
 
Rinite: inflamação crônica da mucosa do nariz, acompanhada por crise de espirros, coriza, prurido e obstrução nasal, geralmente desencadeada após exposição aos alérgenos (poeira, ácaros, fungos, pelo de animais, como cão e gato), fumaça de cigarro e mudanças bruscas de temperatura. Tem fator hereditário.
 
Pode causar infecções bacterianas, como otite (inflamação nos ouvidos) e sinusite (inflamação das cavidades existentes na face). A obstrução nasal causa roncos e faz com que a criança não durma bem à noite e respire pela boca.
 
Asma: é uma doença inflamatória crônica dos brônquios com períodos agudos, com aumento da produção de secreção, falta de ar e chiado no peito. Há uma reatividade exagerada do indivíduo a diversos estímulos, como partículas alergênicas, irritantes, poluentes, exercícios físicos, mudanças de temperatura ambiente.
 
Se não tratada adequadamente, a asma pode causar desde quadros leves de dificuldade para respirar até quadros graves com insuficiência respiratória e morte. Para o alívio imediato do chiado e da falta de ar, a inalação com o broncodilatador é essencial porque age diretamente nos brônquios. O corticoide também é um aliado do broncodilatador no alívio da inflamação dos brônquios.
 
Assaduras: são uma inflamação da pele causada pelo calor e umidade da fralda, geralmente devido a urina e fezes que ficam em contato com a pele do bebê. Também podem ser causadas pelo uso excessivo de lenços umedecidos, sabonetes e antibióticos. Não têm fator hereditário envolvido.
 
Se não tratadas adequadamente, causam dor, irritabilidade e podem causar infecções de pele. Para aliviar o problema, recomende ao consumidor aumentar a troca das fraldas; usar fraldas com gel superabsorvente; não usar lenços umedecidos (os componentes podem irritar ainda mais a pele do bebê); lavar a região com água morna e algodão. Pode-se fazer compressa fria para aliviar a dor.
 
Cólica do bebê: é uma dor abdominal aguda espasmódica, que se caracteriza por choro súbito inexplicável e inconsolável (pode durar horas). O bebê se estica, fica vermelho, flete as coxas sobre o abdome e os pais ficam bastante ansiosos.
 
Não se sabe a causa exata, mas pode ser por imaturidade do intestino, excesso de gases, aumento da motilina (hormônio que aumenta a contração intestinal), temperamento da criança, ansiedade dos pais, personalidade da mãe, problemas na dinâmica familiar. O tipo de aleitamento, seja materno ou artificial, não influencia em ter mais ou menos cólica.
 
Fonte: Guia da Farmácia-Edição 265

Nenhum comentário:

Postar um comentário