A berinjela é um dos legumes mais explorado na área da saúde pelos seus inúmeros benefícios que foram identificados pela cultura popular e que, posteriormente, foi confirmado pela ciência
Ela é usada em refeições lights como saladas ou mais calóricas como lasanhas. A berinjela é muito ligada ao emagrecimento e a sua farinha tem feito grande sucesso entre aqueles que querem perder peso.
Nutrientes encontrados da farinha de berinjela
Não há um consenso entre todas as marcas da farinha, mas uma média entre todas elas foi realizada. Em 15 gramas é possível encontrar os seguintes nutrientes: 3,8 gramas de carboidratos, 1,2 gramas de proteínas, 0,3 gramas de gordura e 6,8 gramas de fibras. Além desses, acredita-se que a farinha de berinjela contenha os outros nutrientes do próprio legume como a vitamina C e B3.
O ideal é consumir, ao menos, 55 gramas de fibras por dia. Apenas 15 gramas da farinha de berinjela possui 6,8 gramas, o que equivale a 27% do valor total. Ela também é pobre em gorduras, o que pode ser ruim já que é uma gordura boa, que aumenta os níveis de HDL. São apenas 0,5% de gorduras diárias que nós precisamos.
Benefícios da farinha de berinjela
Não é por acaso que a farinha de berinjela se tornou tão famosa. Hoje é possível encontrá-la não apenas em lojas de produtos naturais como também em farmácias e supermercados. Estudos já confirmaram que esse alimento consegue ser um grande auxiliar na perda de peso.
Os motivos que fazem a farinha de berinjela ser um potente emagrecedor são:
- Prolongam a sensação de saciedade. Quando as fibras da farinha entram em contato com a água elas foram uma espécie de gel e retarda a digestão e temos a sensação de estômago cheio por mais tempo. Assim, passamos a ingerir menos comida ao longo do dia.
- Reduz a gordura. A farinha de berinjela é um alimento de baixo índice glicêmico. Assim, a glicose contida no alimento é liberada para a corrente sanguínea de forma gradual. Isso impede a formação dos picos de insulina, o grande responsável por promover o depósito de gordura no tecido adiposo.
- Controla a vontade de comer doces. Quando a insulina está presente em grande quantidade na corrente sanguínea, ela ajuda a liberar a serotonina e assim aumenta a sensação de bem-estar. Isso faz com que o organismo queira mais açúcar para continuar com essa sensação agradável e aí o seu primeiro impulso é comer mais doce. Como a quantidade de insulina estará em baixa por causa das fibras, a sua vontade de comer doces também diminuirá.
A farinha de berinjela também guarda outros benefícios além de ajudar na perda de peso:
- Ajuda na prevenção do diabetes. Quando há muita insulina circulando no sangue pode-se desenvolver um quandro chamado de resistência à insulina que, por sua vez, pode evoluir para a diabetes tipo 2.
- Reduz as taxas de gorduras ruins encontradas do sangue. Diminui as concentrações de LDL, colesterol e triglicérides.
- É um excelente aliado para quem sofre de prisão de ventre por ter grande teor de fibras.
- Melhora o sistema imune, principalmente do sistema digestório.
- A berinjela é um legume rico em antioxidantes, livrando o corpo de substâncias ruins como os radicais livres.
Contraindicações e riscos
Não há nenhum tipo de contraindicação para o consumo da farinha de berinjela. Há apenas dois cuidados que são necessários. Primeiro, para aqueles que sofrem com constipação é necessário beber muito líquido ou então o aumento da quantidade de fibras pode fazer com que a situação fique pior.
Segundo, para quem quer emagrecer, não deve comer grandes quantidades de farinha de berinjela já que ela tem grande teor de carboidratos. O melhor a fazer é consultar o nutricionista ou nutrólogo.
Malhar Bem
Nenhum comentário:
Postar um comentário