A psoríase é uma doença que, embora se manifeste na pele, tem o poder de comprometer as articulações, prejudicando até mesmo o bem estar emocional do paciente.
A seguir você confere alguns dos principais fatos relacionados ao problema:
Afinal o que é a psoríase?
Trata-se de uma doença crônica inflamatória que surge geralmente na pele. Ela geralmente age acelerando a proliferação de células cutâneas que o sistema imunológico promove.
Vale ressaltar ainda que ela pode atingir pessoas nas mais distintas faixas etárias, embora se manifeste mais comumente em pessoas que possuem menos de 30 ou mais de 50 anos de idade.
Existe apenas uma forma de psoríase?
Não. Infelizmente existem inúmeras variações da doença, já que ela pode aparecer em áreas distintas do corpo. Os exemplos incluem unhas, axilas e articulações.
A forma mais comum da doença é a chamada psoríase vulgar, que se manifesta em 70% dos casos.
Ela possui a característica de ser marcada por placas secas, com escamas e avermelhadas, podendo se manifestar no couro cabeludo, joelho e cotovelo.
Quais são as causas da psoríase?
Os especialistas ainda não conseguiram descobrir ao certo o que acontece com o organismo para que a psoríase se manifeste e se desenvolva. Entretanto, estudos já conseguiram apontar quais são os fatores que fazem com que o individuo tenha pré-disposição ao desenvolvimento do problema.
Entre os principais fatores estão o histórico familiar, o uso de medicamentos como anti-inflamatórios, o estresse, os traumas físicos, o uso de anti-hipertensivos, o alcoolismo, o tabagismo e as infecções em geral.
Qual a forma em que a psoríase se manifesta?
Os sintomas apresentados pela doença podem variar de paciente para paciente e de um tipo de doença pra outro. No caso do tipo mais comum, o problema se manifesta com manchas avermelhadas e escamas secas prateadas ou esbranquiçadas na região afetada.
Além disso, pele ressecada e rachada (com ou sem sangramento), dores, coceiras, queimações rigidez nas articulações, inchaços e descolamentos, são outros sintomas comuns à doença.
Existe tratamento para o problema?
Sim, existe tratamento. No entanto, a psoríase é uma doença incurável, pelo que, o objetivo do tratamento é apenas controlá-la para amenizar seus efeitos.
Aos pacientes que possuem a forma mais leve da doença, por exemplo, recomenda-se um tratamento tópico à base de pomadas, cremes e shampoos, ambos os produtos prescritos por um médico e indicados ao tratamento da inflamação.
Já no caso de pacientes que apresentam quadros mais graves da doença, o tratamento é realizado com fototerapia, com a emissão de raios UVA e UVB diretamente sobre a pele. Em alguns casos, o médico também pode receitar o uso de medicamentos de uso oral ou injetável, que por sua vez, atuarão sobre o sistema imunológico.
Prevenção da psoríase, é possível?
Infelizmente não. Apesar disso, adotar um estilo de vida mais saudável pode ser uma boa alternativa para quem deseja minimizar os fatores de risco.
As práticas mais saudáveis incluem exercícios físicos, uma boa alimentação com dieta equilibrada, momentos periódicos de lazer, abstinência ou redução no consumo de bebidas alcoólicas, abstinência do tabaco, dentre outros.
Vale ressaltar ainda que todas essas práticas saudáveis também ajudam a afastar doenças cardiovasculares, estresse, e até mesmo a obesidade.
Click Gratis
Nenhum comentário:
Postar um comentário