Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Saiba como prevenir a micose no verão

Saiba como prevenir a micose no verão Scx/DivulgaçãoFungo transmissor se reproduz mais rapidamente em ambientes quentes e úmidos e, por isso, é mais comum no calor
 
É no verão que as micoses tendem a aparecer mais. Para quem frequenta praias e clubes com piscina, a chance de contrair a infecção aumenta consideravelmente.
 
A micose é uma infecção produzida por fungos capazes de degradar a queratina, proteína da pele, utilizando-a como fonte de sobrevivência.

A transmissão acontece por meio do contato direto com quem já contraiu a doença, com animais, com o solo ou com objetos contaminados.
 
A associação da doença com o verão ocorre porque o fungo transmissor se reproduz mais rapidamente em ambientes quentes e úmidos, segundo o dermatologista Domimberg Ferreira.

— A areia pode funcionar como superfície de contaminação, já que hospeda os esporos, que são as formas de resistência dos fungos no ambiente — explica o especialista.
 
Entenda a diferença:
A micose pode ser dividida em superficiais ou profundas.
 
Superficiais: são as mais comuns e penetram nas camadas externas da epiderme
 
Profundas: podem ultrapassar a pele e atingir órgãos internos do corpo
 
Como prevenir:
— Secar bem o corpo depois do banho, principalmente os pés e a virilha
 
— Não permanecer com roupas molhadas por muito tempo
 
— Usar preferencialmente roupas de algodão e evitar os tecidos sintéticos
 
— Não andar com os pés descalços em locais públicos
 
— Não compartilhar objetos pessoais, como toalha, roupas de banho, instrumentos de manicure, pentes e escovas

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário