Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Cuidado com a micose pano branco, uma das mais comuns da estação

O 'pano branco' é muitas vezes confundido com vitiligo, hanseníase, ptiríase alba e dermatofitoses
 
A micose conhecida como “pano branco” é uma das mais comuns nesta época do ano. De nome pomposo ptiríase versicolor, é causada pelo fungo Malassezia. Ele coloniza nossa pele e, em condições propícias (aumento da oleosidade e temperaturas altas), se multiplica e se manifesta.
 
De acordo com o microbiologista do Laboratório Geraldo Lustosa, Hyllo Baeta, o “pano branco” é muitas vezes confundido com vitiligo, hanseníase, ptiríase alba e dermatofitoses. Segundo ele, a recomendação é que seja feito o exame micológico direto e cultura do fungo nas lesões.

“Para cada situação, haverá um tratamento diferenciado, que deve ser orientado por um dermatologista”, destaca o microbiologista. Quando a lesão não é muito extensa, indica-se tratamento local com antimicóticos e xampus especiais. Mas, se for muito grande, é necessário introduzir medicação antifúngica por via oral, por um período de 5 a 10 dias.
 
Saúde Plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário