Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Em fenômeno raro, bebê nasce 'grávida' de gêmeos em Hong Ko

 Setas em exame de tomografia computadorizada mostram a coluna de cada feto  (Foto: HKMJ/Divulgação)
Foto: HKMJ/Divulgação
Setas em exame de tomografia computadorizada mostram a coluna de cada feto
Médicos acharam que massa no abdômen de recém-nascida era tumor. Quando a retiraram com cirurgia, viram que havia dois fetos
 
Uma menina chinesa de apenas três semanas de idade teve dois fetos retirados de seu abdômen por meio de cirurgia em Hong Kong. A equipe médica, que a princípio pensou o bebê tivesse um tumor, constatou com surpresa, por exames de imagem, que a massa no abdômen da menina continha duas estruturas fetais, com coluna vertebral e formação óssea.
 
O fenômeno que faz com que um bebê nasça com uma estrutura semelhante a um feto em seu organismo é conhecido como "fetus in fetu", ou "gêmeo parasita". Trata-se de uma situação rara: acontece uma vez a cada 500 mil nascimentos. O caso da menina chinesa ocorreu em 2010, mas foi descrito em um artigo publicado na revista científica "Hong Kong Medical Journal" neste mês.
 
Uma das teorias sobre a formação do gêmeo parasita é que ele começa a se desenvolver como um feto normal, mas acaba encapsulado dentro de seu irmão. Outra teoria defende que o fenômeno é resultado de um tipo avançado de tumor, chamado teratoma.
 
  Imagens mostram os fetos retirados do bebê: detalhe mostra coluna vertebral em formação e até cordão umbilical (Foto: HKMJ/Divulgação)
Foto: HKMJ/Divulgação
Imagens mostram os fetos retirados do bebê: detalhe mostra coluna vertebral em formação e até cordão umbilical
Os autores do artigo consideram que esse caso pode ajudar a entender a origem verdadeira do gêmeo parasita, mas ponderam que é preciso mais evidências para chegara uma conclusão.
 
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário