Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O perigo dos medicamentos vencidos

Dizem que o melhor medicamento é a prevenção
 
Partindo dessa afirmativa, pode-se dizer que se o produto estiver vencido, o cuidado deve ser redobrado.Isso porque o descarte inadequado no lixo comum, vaso sanitário ou no esgoto traz grandes prejuízos ao meio ambiente, pode contaminar o solo e a água e oferecer riscos à saúde das pessoas.
 
O perigo pode ser ainda maior quando esse medicamento vencido é utilizado de maneira indevida, a exemplo da automedicação. Se forem descartados no lixo doméstico ou industrial ou no meio ambiente, os medicamentos podem ser consumidos pelo ser humano, além de ocasionar contaminação do solo e rios e atingir a fauna e a flora.
 
A falta de informação acerca da destinação racional dos resíduos dos medicamentos, sem danificar o meio ambiente, é, sem dúvida, o grande problema a ser enfrentado. É preciso que ocorram campanhas de conscientização da população para que o paciente, encerrado o tratamento, seja estimulado a devolver os medicamentos que sobraram e que não serão mais utilizados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário