Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 20 de março de 2015

Uma em cada dez cidades já tem epidemia de dengue

Levantamento aponta alta incidência em 511 municípios

Cerca de uma em cada dez cidades brasileiras já têm neste ano índices epidêmicos de dengue, conforme levantamento do Ministério da Saúde. Isso significa que, em 511 municípios do País, a incidência de dengue supera 300 casos por 100 mil habitantes – ou seja, acima do parâmetro definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para constatar índices altos da doença.
 
Em média, essas cidades apresentam 895 casos a cada 100 mil habitantes, contra a média nacional de 110 casos. Juntas, elas respondem por dois terços dos registros de dengue no Brasil – que soma 224 mil casos desde janeiro, 162% acima do verificado em igual período do ano passado.
 
São Paulo tem 268 municípios em patamar de epidemia, a maior quantidade entre os Estados. Em seguida estão Goiás, com 84 cidades, e Paraná, com 47. O infectologista da coordenadoria estadual de controle de doenças de São Paulo, Marcos Boulos, prevê novo recorde de casos neste ano. "Já há filas de quatro a seis horas para atendimento médico. Estamos preocupados”, afirma.
 
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, já havia dito anteriormente que não se pode descartar uma nova epidemia, embora menor do que a registrada em 2013, quando houve 425 mil casos nesse mesmo período.
 
Guia da Pharmacia

Nenhum comentário:

Postar um comentário