Cerca de uma em cada dez cidades brasileiras já têm neste ano índices epidêmicos de dengue, conforme levantamento do Ministério da Saúde. Isso significa que, em 511 municípios do País, a incidência de dengue supera 300 casos por 100 mil habitantes – ou seja, acima do parâmetro definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para constatar índices altos da doença.
Em média, essas cidades apresentam 895 casos a cada 100 mil habitantes, contra a média nacional de 110 casos. Juntas, elas respondem por dois terços dos registros de dengue no Brasil – que soma 224 mil casos desde janeiro, 162% acima do verificado em igual período do ano passado.
São Paulo tem 268 municípios em patamar de epidemia, a maior quantidade entre os Estados. Em seguida estão Goiás, com 84 cidades, e Paraná, com 47. O infectologista da coordenadoria estadual de controle de doenças de São Paulo, Marcos Boulos, prevê novo recorde de casos neste ano. "Já há filas de quatro a seis horas para atendimento médico. Estamos preocupados”, afirma.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, já havia dito anteriormente que não se pode descartar uma nova epidemia, embora menor do que a registrada em 2013, quando houve 425 mil casos nesse mesmo período.
Guia da Pharmacia
Nenhum comentário:
Postar um comentário