Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 7 de abril de 2015

Estudo da Unifesp avalia a percepção da população em relação aos genéricos

Reprodução
Maioria dos brasileiros acredita na efetividade desses medicamentos

Um estudo realizado pelo Grupo Interdepartamental de Economia da Saúde (Grides) da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a empresa Foco Opinião, avaliou a percepção da população brasileira em relação aos medicamentos genéricos. O trabalho contou com a participação de cinco mil pessoas e foi publicado na revista BMC Public Health.
 
De acordo com a pesquisa, 58,8% dos entrevistados consideraram os genéricos medicamentos de efetividade equivalente ao seu respectivo medicamento de referência. Apesar da percepção positiva encontrada pelo grupo, quase um terço da população (30,4%) disse acreditar que os genéricos são medicamentos menos efetivos. Foi observado também que a maior utilização de medicamentos de genéricos nos últimos três meses ocorreu na população feminina (49,2%) e na população acima de 65 anos de idade (61,1%).
 
Além disso, 59,2% disseram que prefeririam tomar o medicamento de referência num cenário onde os preços fossem parecidos e 41% relataram que os genéricos são mais apropriados para doenças menos graves. “Esses resultados sugerem uma subutilização do medicamento ou um aumento da desconfiança na utilização desses medicamentos no caso de uma doença mais grave”, explica a farmacêutica, estudante de mestrado da Unifesp e uma das autoras do estudo, Elene Paltrinieri Nardi.
 
Diário do Nordeste / Guia da Pharmacia

Nenhum comentário:

Postar um comentário