Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 7 de abril de 2015

Medicamentos intoxicam 27 mil pessoas por ano no Brasil

O País registrou 138.376 intoxicações e 365 mortes entre 2008 e 2012

A automedicação ou o mau uso de medicamentos intoxica três pessoas por hora no Brasil. A cada ano, 27 mil brasileiros passam mal ao ingerir produtos de forma errada e, na média, 73 acabam morrendo.
 
O País registrou 138.376 intoxicações e 365 mortes causadas por medicamentos entre 2008 e 2012, seja por acidente, tentativa de suicídio, uso terapêutico ou erro de administração.
 
O mais alarmante é que, para potencializar os efeitos terapêuticos, 32% dos brasileiros declaram aumentar por conta própria a dose do medicamento prescrita pelo médico, odontólogo ou farmacêutico.
 
Segundo os dados coletados pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), existe uma tendência de diminuição do consumo irregular de medicamentos controlados desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a exigir a retenção da segunda via da receita dessa categoria de produtos.
 
Gazeta do Povo / Guia da Pharmacia

Nenhum comentário:

Postar um comentário