Todas as suas partes, desde a raiz até as flores, podem ser aproveitadas no preparo de remédios naturais.
Era utilizada desde a Idade Média para o combate da peste bubônica. Na China, era usada como antiespasmódico e relaxante muscular. Já os gregos antigos faziam remédios a partir da celidônia para tratar de problemas do fígado, da vesícula e da pele. Atualmente, alguns estudos ainda comprovam suas capacidades antivirais, antimicrobianas e antitumorais.
Para que serve?
Com propriedades diuréticas, antimicrobianas e espasmolíticas, a celidônia é indicada no tratamento de problemas na vesícula biliar, disfunções intestinais, inflamações na garganta e problemas gastrointestinais. O extrato dessa planta é rico em flavonoides e alcaloides, e ainda possui forte ação antioxidante, sendo a raiz a principal fonte desse benefício. Além disso, seu uso é bastante efetivo no tratamento de verrugas, lombrigas e eczema. A pomada a base de celidônia pode ser usada no alívio dos sintomas da herpes. Essa erva ainda funciona como um calmante para o sistema nervoso e um sedativo natural.
Chá de celidônia
Coloque uma colher de chá de celidônia seca em uma xícara de água fervente. Deixe repousar por 10 minutos, coe, e beba de três a quatro xícaras desse chá durante o dia. É bastante eficaz contra distúrbios gastrointestinais.
Vinho com celidônia
Esse tratamento é indicado para pessoas que sofrem de infecção na vesícula. Separe uma garrafa de vinho branco e misture com cinco colheres de sopa de celidônia e algumas sementes de anis. Deixe essa mistura descansar por uma semana e então coe. Tome uma taça antes das refeições até a bebida acabar.
Compressa para verrugas
Coloque duas colheres de chá de celidônia em 250 ml de água e deixe cozinhar por cinco minutos. Depois, coe e, com o auxílio de uma gaze, aplique esse chá ainda morno sobre as verrugas. Repita esse procedimento duas ou três vezes ao dia. Depois da aplicação, lave bem o local com água morna.
Contraindicações
Não deve ser utilizada durante a gravidez e nem por mulheres lactantes. Pessoas com hipertonia não devem consumir a celidônia. Recomenda-se consulta a um herborista ou médico especializado antes de ingerir a celidônia.
Efeitos colaterais
A superdosagem dessa planta pode causar intoxicação, resultando em vômitos, diarreia, sonolência, tosse, febre, fadiga, tontura e ulcerações. Durante o uso, a urina pode ficar com uma pigmentação amarela luminosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário