Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Metodologia para a prescrição de antirretrovirais é atualizada

O Ministério da Saúde lançou na última quarta-feira (16/09) as versões atualizadas de seu formulário para a prescrição de antirretrovirais (ARV): antes único, o documento foi dividido em dois formulários distintos – um para a dispensação de ARV para tratamento e outro para a profilaxia
 
A ideia foi simplificar a prescrição dos medicamentos, tornando o processo mais ágil e facilitando a vida de todos que precisam fazer uso de antirretrovirais no Brasil.
 
A atualização traz outras novidades interessantes:
 
• No novo formulário para tratamento, basta assinalar um “x” para optar pelo esquema preferencial de primeira linha, o “3 em 1”: não é mais necessário, portanto, marcar os campos referentes às monodrogas;
 
• Caso a prescrição seja a mesma que a anterior, é necessário preencher apenas os campos iniciais do formulário;
 
• Foi inserido um campo sobre a última carga viral mensurada pelo paciente, tanto em laboratórios públicos quanto privados. A inclusão possibilitará o monitoramento de falha ao tratamento de todas as pessoas em terapia antirretroviral (TARV) no Brasil – mesmo aquelas em acompanhamento em serviços privados. O campo será obrigatório a partir de 1º de dezembro de 2015; sugere-se que os dados sejam inseridos no sistema desde já.
 
• No formulário para profilaxias, o esquema preferencial e os esquemas alternativos para PEP estão destacados e, uma vez selecionados, não será necessário selecionar os campos das monodrogas. Nesse formulário, foi inserido o campo de categoria de usuário, a fim de monitorar o quanto a PEP vem sendo utilizada pelas populações-chave.
 
Os novos formulários estão nos links abaixo:

Para profilaxia
http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/page/2010/360/novo_formulario_de_dispensação_de
_arv_profilaxia_p_82405.pdf

Para tratamento
http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/page/2010/360/novo_formulario_de_dispensacao_de
_arv_tratamento_p_64785.pdf

Fonte: aids.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário