Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 13 de outubro de 2015

Conheça os benefícios do gengibre

Incluir esse alimento na dieta ajuda desde o combate a um resfriado comum até o alívio de inflamações
 
Conhecido pelo seu sabor picante, o gengibre é um daqueles alimentos que, em doses certas, traz benefícios para a saúde. É possível preparar esse rizoma (caule subterrâneo da planta), de diversas maneiras para incluí-lo na alimentação, como em chás, batidas e até em conserva. Suas propriedades – funcionais e fitoterápicas – ajudam desde o combate a um resfriado comum até o alívio de inflamações. A nutricionista Paloma Tusset, membro do Conselho Regional de Nutricionistas, explica quais são os benefícios e dá dicas de como incluir o gengibre no seu dia a dia.
 
É anti-inflamatório
Fitoquímicos como gingerol e shogaol, presentes no gengibre, ajudam no processo anti-inflamatório de pessoas com doenças como artrite e artrose, aliviando a dor, o desconforto e o inchaço. Segundo Paloma, os processos inflamatórios e anti-inflamatórios são naturais do nosso corpo, mas pacientes que sofrem com doenças como essas têm uma inflamação mais intensa.

Diminui a glicose
O gengibre diminui a resistência à insulina e auxilia na redução do nível de glicose no sangue.
 
Regula a imunidade
Colabora para regular o sistema imunológico, deixando o corpo menos suscetível a gripes, a resfriados e a outras doenças autoimunes. As propriedades anti-inflamatórias também contribuem para secar e limpar o muco, diminuindo a proliferação de vírus e bactérias.
 
Ajuda no gasto de energia
Por ser um alimento termogênico, ele contribui para o aumento da temperatura corporal e acelera o metabolismo, auxiliando o gasto energético.
 
Dose diária
Paloma recomenda o consumo de até dois centímetros de gengibre por dia e faz um alerta sobre a ingestão de cápsulas: elas precisam ser prescritas por profissionais especializados e não devem ser compradas sem indicação.
 
Quando evitar
O gengibre estimula a digestão. Portanto, quem sofre de qualquer sensibilidade digestiva ou sensação de gastrite deve consumi-lo com cautela.
 
Aprenda a fazer chá e conserva de gengibre
A casca da raiz não é nenhuma vilã, porém, é indicado retirá-la para evitar que alguma sujeira permaneça no alimento. Veja duas formas de inserir o gengibre no seu dia a dia.

Chá
Ferva 500ml de água com uma lasca de dois centímetros do rizoma de gengibre por 10 minutos. Você pode tomar o chá quente  ou gelado, mas é importante não reaquecê-lo.
 
Lasquinhas em conserva
Coloque meio copo de água e meio copo de vinagre branco em uma panela para ferver. Quando estiver fervendo, adicione uma colher de sopa de açúcar de coco ou mel. Pegue lascas de gengibre e coloque-as dentro de um pote de vidro. Deixe ferver o líquido por mais alguns segundos e logo depois despeje dentro do recipiente com as lascas. Guarde na geladeira por até dois meses. Desse modo, o gengibre pode ser consumido à la restaurante japonês.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário