Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Itália proibirá fumo em veículos com menores ou mulheres grávidas

Com essa iniciativa, a Itália adota uma postura europeia iniciada desde o ano passado, que visa combater o tabagismo e desincentivar seu consumo
 
O Conselho de Ministros da Itália aprovou nesta segunda-feira (12) um decreto legislativo com o qual proibirá fumar em veículos que tiverem menores de idade ou mulheres grávidas a bordo, além de outras medidas destinadas a reduzir e desincentivar o consumo de tabaco.
 
Para se tornar lei, o decreto, divulgado em comunicado, ainda precisará ser revisado pelas comissões competentes, pela Conferência Estado-Regiões e deverá ser publicado no diário oficial. A ministra daSaúde, Beatrice Lorenzin, afirmou em mensagem em seu perfil no Twitter que isso ocorrerá “antes do Natal”.
 
Entre as medidas englobadas está a proibição de fumar em veículos com menores e mulheres grávidas a bordo. Também acabará a venda de maços de dez cigarros, mais acessíveis para os jovens que os tradicionais, compostos por 20 e, portanto, mais baratos.
 
Agora os pacotes de tabaco virão acompanhados de imagens explícitas sobre as consequências de fumar, que deverão cobrir 65% da embalagem.
 
Será sancionado o uso de aditivos e aromatizantes que tornem o consumo do tabaco mais atrativo, assim como a venda de cigarros eletrônicos a menores de idade. Também está prevista a proibição de fumar nos arredores de centros de saúde.
 
O Ministério da Saúde italiano assinala que entre 70 mil e 83 mil mortes ao ano no país são atribuídas ao tabaco. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata quase seis milhões de pessoas a cada ano, das quais mais de cinco milhões são consumidoras do produto e mais de 600 mil são fumantes passivos.
 
EFE Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário