Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Acreditação hospitalar garante segurança e qualidade ao paciente

Por Juliana Fernandes (Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo)
 
Para o paciente, a qualidade no atendimento é um fator primordial para a escolha de um hospital. Além disso, esperam-se profissionais capacitados e processos de trabalho menos complexos, que vão da passagem pelo pronto-socorro ou do momento da internação à alta hospitalar. Para que isso aconteça, as instituições de saúde têm de trabalhar e fazer melhorias constantes em todos os seus processos de trabalho.
 
Como forma de garantir essa qualidade, cada vez mais os hospitais procuram se qualificar com o que, na área da saúde, se chama acreditação hospitalar. Para isso, existem organizações no Brasil e no mundo que promovem essas práticas e observam uma série de fatores, buscando a melhoria constante do processo de atendimento, da qualidade na assistência e da segurança dos pacientes e profissionais.

O processo de acreditação é voluntário, são os hospitais que decidem se submeter à avaliação e, se estiverem enquadrados nas normas e padrões propostos, recebem o certificado.
 
Depois de receber essa certificação, os hospitais passam, periodicamente, por novas avaliações para garantir e manter o padrão de qualidade estabelecido pelas metodologias e, assim, serem recertificados. Ou seja, têm de demonstrar evolução contínua em suas práticas para conseguir manter o padrão de qualidade e a certificação.
 
De acordo com o gerente de Qualidade da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Paulo Henrique de Oliveira, “dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Institute for Healthcare Improvement (IHI) demonstram que até 17% do total de pacientes internados são vítimas de evento adverso com dano para o paciente. Sendo assim, as acreditações se apresentam como importantes ferramentas para alinhar conceitos, padronizar modelos de processos e manter o ritmo e o foco em melhorias”.
 
Oliveira ensina que escolher um hospital acreditado faz toda a diferença: “Uma instituição com acreditações faz com que a Gestão da Qualidade atue forte e continuamente em todos os processos, garantindo segurança e qualidade no atendimento”, explica. “A performance dos nossos indicadores de prevenção de infecção hospitalar, problemas relacionado a medicamento, queda intra – hospitalar, dentre outros, asseguram a evolução e maturidade dos nossos hospitais” completa.
 
Confira algumas atividades hospitalares avaliadas na acreditação:
 
● Direitos dos pacientes e familiares;
● Cuidados centrado ao paciente;
● Confiabilidade em laudos e exames;
● Segurança na estrutura predial;
● Resolubilidade assistencial;
● Melhoria da qualidade no atendimento e segurança do paciente;
● Prevenção e controle de infecções;
● Qualificação dos profissionais.
 
Para obter as certificações, as unidades da rede passaram por um processo de avaliação com pacientes, familiares, funcionários, lideranças e alta administração.
 
Saúde Business

Nenhum comentário:

Postar um comentário