Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Depressão muda relógio biológico. Veja o que se sabe sobre rotina cerebral

Durante todo o dia, um relógio faz tique-taque em nosso corpo. Ele nos acorda de manhã e faz com que possamos dormir de noite. Aumenta e diminui a temperatura de nosso corpo e, nas horas certas, regula a produção de insulina e de outros hormônios

Relógio biológico é controlado pelo cérebro - e a ciência avançou neste mistério
Relógio biológico é controlado pelo cérebro e a ciência avançou neste mistério

O relógio circadiano influencia até nossos pensamentos e sentimentos. Psicólogos mediram alguns dos efeitos no cérebro pedindo que as pessoas fizessem testes cognitivos em horas diferentes do dia.

Constatou-se que o final da manhã é a melhor hora para fazer tarefas como contas aritméticas de cabeça, que demandam a manutenção de várias peças de informação na mente ao mesmo tempo. Mais tarde é a hora de tentar tarefas mais simples, como procurar por uma letra em uma página de rabiscos.

Outra pista sobre o relógio em nossos cérebros vem de pessoas com condições como depressão e transtorno bipolar. Quem tem esses problemas geralmente sente dificuldade de dormir à noite ou se sente zonzo durante o dia. Algumas pessoas com demência ficam confusas ou agressivas no final do dia.

"Os ciclos de sono e atividade desempenham um papel importante nas doenças psiquiátricas", afirma Huda Akil, neurocientista da Universidade de Michigan. Ainda assim neurocientistas lutam para entender exatamente como o relógio circadiano afeta nossas mentes. Afinal, os pesquisadores não podem simplesmente abrir o crânio de um sujeito e monitorar suas células cerebrais durante cada período do dia. Alguns anos atrás, Huda Akil e seus colegas tiveram uma ideia.

A Universidade da Califórnia em Irvine guarda cérebros doados para a ciência. Alguns de seus antigos donos morreram de manhã, alguns durante a tarde e outros de noite. Huda e colegas se perguntavam se havia diferenças nos cérebros dependendo da hora do dia em que seus doadores faleceram.

"Talvez seja uma ideia simples, mas ninguém havia pensado nisso."

Ela e seus colegas selecionaram cérebros de 55 pessoas saudáveis cujas causas de morte foram súbitas, como batidas de carro. De cada cérebro, os pesquisadores fatiaram tecidos de regiões importantes para o aprendizado, para a memória e para as emoções.

No momento em que cada um morreu, suas células cerebrais estavam produzindo proteínas de certos genes. Como os cérebros foram preservados rapidamente, os cientistas ainda podiam medir a atividade desses genes na hora da morte.

A maioria dos genes que examinaram não mostrou nenhum padrão regular de atividades no curso do dia, mas descobriram que mais de mil deles seguiam um ciclo diário.

As pessoas que morreram na mesma hora do dia estavam produzindo os mesmos níveis de proteínas daqueles genes.

Os padrões eram tão consistentes que os genes podiam agir como um marcador de tempo. "Poderíamos perguntar: 'A que hora do dia essa pessoa morreu?', e daria para apontar, após uma hora, o momento real da morte", diz Huda.

Ela e seus colegas então fizeram a mesma análise nos cérebros de 34 pessoas que tiveram depressões fortes antes de morrer. Dessa vez, descobriram que o mesmo marcador de tempo estava bastante fora da ordem.

"Era como se as pessoas estivessem no horário do Japão ou da Alemanha", conta ela.

Huda e seus colegas publicaram os resultados em 2013, inspirando pesquisadores na Escola de Medicina da Universidade de Pittsburg a tentar replicá-los.

"Era uma coisa que antes pensávamos que não poderíamos fazer", explica a neurocientista Collen A. McClung.

Collen e seus colegas fizeram uma versão ampliada do estudo, examinando 146 cérebros coletados no programa de doações da universidade.

Os pesquisadores publicaram seus resultados no The Proceedings of the National Academy of Sciences. "Encontramos ritmos muito consistentes. Realmente parece uma foto de onde o cérebro estava na hora da morte", afirma Collen. Huda ficou grata que outra equipe de pesquisadores se esforçou para apoiar seu resultado.

"Existe uma série de coincidências que fazem com que você acredite que algo realmente está acontecendo ali", explica ela.

Mas Collen e seus colegas também fizeram o que ninguém havia tentado. Eles compararam os padrões da expressão genética do cérebro de jovens e velhos e descobriram diferenças intrigantes.

Os cientistas esperavam encontrar pistas para explicar por que o ciclo circadiano das pessoas mudava à medida que elas envelheciam. "Quando envelhecem, seus ritmos tendem a se deteriorar e se adiantar", diz Collen.

Ela descobriu que alguns dos genes que estavam ativos nos ciclos diários fortes em pessoas jovens diminuíram naqueles com mais de 60 anos. É possível que alguns idosos parem de produzir as proteínas em seus cérebros necessárias para manter os ritmos circadianos.

Para sua surpresa, no entanto, os pesquisadores também descobriram alguns genes que se tornam ativos nos ciclos diários apenas em pessoas de mais idade.

"Parece que o cérebro pode estar tentando compensar ligando um relógio extra", afirma Collen. Huda imagina que a habilidade do cérebro de forjar um relógio de apoio pode proteger alguns idosos de doenças neurodegenerativas. "Pode ser a diferença entre a deterioração ou não", diz ela.

Talvez um dia seja possível nos voltarmos para nossos relógios de apoio como maneira de tratar uma gama de doenças relacionadas com o ciclo circadiano.

Huda diz que encontrar genes conduzidos pelo relógio poderia ajudar os cientistas a fazer experiências em animais para descobrir o que esses genes estão fazendo.

"Ao invés de sentar em seu laboratório imaginando quais genes podem ser importantes, você se inspira no cérebro e pensa: 'O que ele está tentando nos dizer?'."

Uol / The New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário