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quinta-feira, 14 de abril de 2011

Comportamento pode ajudar a impulsionar a carreira Behavior can help boost career

Confira alguns perfis que as empresas buscam em seus profissionais
Check out some profiles that companies seek in their professional

Não basta ser tecnicamente competente. O comportamento de um profissional também o ajuda a impulsionar sua carreira. Assertivo, empreendedor, analítico, sociável, disciplinado, pró-ativo, coach, adaptável e inovador são algumas das características que as empresas buscam em seus profissionais.

Segundo Priscila Soares, diretora de recursos humanos da empresa de consultoria Trevisan, o profissional que tem uma ou mais dessas características costuma ter melhor desempenho e consegue se destacar na carreira. “Cursos e mentoring ajudam a desenvolver tais comportamentos.”

Confira alguns tipos de personalidade citados pelos especialistas consultados pelo iG Carreiras:

Assertivo: Tem como principal competência a autoconfiança. Segundo Barbara Palmero, diretora da Octuplos Desenvolvimento Humano, esse profissional é seguro para dizer o que pensa e quer, mesmo correndo o risco de dizer algo que incomoda. “Ele tem um bom domínio de si próprio e defende seus pontos de vista com respeito e clareza.”

Simone Viana, analista de recursos humanos e headhunter da Global Network, considera que as empresas valorizam esse perfil devido às constantes mudanças do mercado, que exigem decisões objetivas. “O profissional assertivo tem um comportamento maduro, que se adapta às realidades e diferentes tipos de personalidades, demonstrando respeito e sendo cooperativo e negociador. Sabe dizer sim, ou não, na hora certa.”

Empreendedor: Tem a capacidade de lidar com incertezas e de arriscar o presente em nome de uma possibilidade futura. “Esse perfil de profissional estimula o crescimento da empresa, dedica-se a transformar o negócio em um produto de sucesso, como se fosse o seu próprio. É vestir a camisa, trazer novas ideias, inovar. É de profissionais assim que as empresas precisam para alcançar novas metas”, ressalta Simone.

Analítico: Sua virtude é a capacidade de observar os fatos e a situação, apreendendo os detalhes e organizado as informações de maneira lógica. “A partir da sua percepção da realidade, esse profissional faz hipóteses com base lógica”, explica Barbara.

Segundo Simone, pessoas com essa personalidade são valorizadas principalmente em cargos de liderança, que exigem profissionais críticos e que tomem decisões certas.

Sociável: Dialoga e ouve diferentes públicos com facilidade. Priscila alerta que profissionais com essa característica devem tomar cuidado para não confundir esse comportamento com “camaradagem”. “Não se consegue nada por ser amigo da pessoa. O importante é ter um bom relacionamento com a equipe e um bom networking pessoal.”

Para Simone, ter um bom relacionamento é fundamental para as empresas, pois é o trabalho em equipe que une os esforços para superar as expectativas.

Disciplinado: Se baseia principalmente na determinação. Segundo Barbara, o mercado valoriza esse perfil por conta do seu comprometimento. “Ele ‘abraça a causa’ da empresa e esse tipo de dedicação faz toda a diferença.”

Priscila acha que esse tipo de profissional não dá preocupações para a empresa. “Consegue administrar seu tempo, recebendo e entregando a tarefa no prazo.”

Para Simone, é imprescindível que o profissional tenha concentração para evitar erros e executar as tarefas da melhor forma possível. Por isso, ser disciplinado significa conseguir atingir e superar as metas no prazo certo.

Multifuncional: Destaca-se por sua capacidade de aprendizagem e pela facilidade em transitar por diferentes papéis. “Esse profissional se modifica de acordo com a necessidade”, explica Barbara.

Os profissionais multifuncionais estão prontos para enfrentar qualquer tarefa, possuem diferentes habilidades e podem contribuir em áreas distintas na empresa. “Essas competências são canalizadas e utilizadas pelas empresas para gerar novos negócios. É um profissional completo, com experiência, conhecimento e expertise. Ao mesmo tempo em que lidera, sabe alinhar suas ações com as estratégias da empresa, aumentando as chances de sucesso”, detalha Simone.

Pró-ativo: Tem iniciativa e espírito empreendedor. “Esse é o profissional da geração Y, estratégico. Sempre pergunta o motivo do projeto, nada é mecânico. Está sempre buscando coisas novas. É um profissional dinâmico”, descreve Priscila. Por isso, todas as empresas buscam essas características em um contratado, diz ela.

Tomar decisões com inteligência e agilidade é essencial para as empresas, devido à alta competitividade do mercado. “O profissional deve ir além, fazer a diferença para a empresa e buscar novas soluções por iniciativa própria”, afirma Simone.

Coach: Tem atuação “política” e sabe ensinar os demais. Priscila afirma que profissionais com esse perfil possuem conhecimentos do negócio e conseguem ensinar seus colegas ou subordinados a realizarem as tarefas de determinada forma.

Adaptável: É político e tem a capacidade de analisar qual a dinâmica de trabalho naquela empresa. “Consegue se adaptar a diferentes equipes e climas organizacionais”, afirma Priscila. Geralmente esses profissionais também são considerados políticos, prudentes e observadores. “Analisam onde estão os erros e tomam iniciativas de mudanças para alcançar objetivos estratégicos.”

Profissionais assim não desistem na primeira dificuldade e estão prontos para trabalhar em diferentes situações, destaca Simone. “É isso que as empresas buscam.”

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