Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 24 de maio de 2011

SP promove exames e orientação gratuita sobre distúrbios da tireoide

Com o objetivo de chamar a atenção da população para as doenças da tireoide, a Merck Serono, uma divisão da Merck, realiza, com o apoio da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), uma campanha de esclarecimento gratuito à população sobre os principais sinais e sintomas da doença. A ação será realizada na próxima quarta-feira, 25 de maio, das 10h às 16h, na Estação da Sé, em São Paulo, como parte das iniciativas previstas para a Semana Internacional da Tireoide, celebrada de 23 a 29 de maio, com eventos em 65 países


“Em geral, as doenças da tireoide são diagnosticadas tardiamente, depois de comprometer a qualidade de vida das pessoas”, observa o presidente da SBEM, Dr. Airton Golbert.

Em São Paulo, o evento será coordenado pelo Dr. Márcio Krakauer e pelo Dr. João Sergio de Almeida Neto. Durante a ação serão realizados exames gratuitos de palpação da glândula tireoide, por um especialista endocrinologista, além da distribuição de materiais educativos, que ajudam reconhecer os principais sintomas de distúrbios da tireoide, e ainda, folhetos informativos sobre Hipotireoidismo, Hipertireoidismo e Nódulos Tireoideanos.

De acordo com dados da SBEM, a tireoidite crônica, inflamação da glândula tireoide, afeta cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, sendo a causa mais freqüente de hipotireoidismo. O bócio, um inchaço anormal no pescoço devido a um aumento da glândula tireoide, pode ser causado pela carência de iodo no organismo, tendência genética, medicamentos e outras causas.

As doenças da tireoide acometem com maior freqüência as mulheres. Enquanto o hipotireoidismo atinge 3% da população adulta masculina, nas mulheres com mais de 45 anos, sua prevalência salta para 15%.

Além de São Paulo, as ações de esclarecimento sobre as doenças da tireoide serão realizadas no Rio, Recife, Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário