Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 18 de maio de 2011

Três crianças são internadas por dia com intoxicação em São Paulo

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A intoxicação levou 1.231 crianças menores de 12 anos aos hospitais de São Paulo, em 2010. O levantamento da Secretaria de Estado da Saúde mostra que, em média, três crianças foram internadas por dia. As substâncias tóxicas ou venenosas foram responsáveis por 714 internações, ou 58% do total dos casos. Entre os principais agentes tóxicos, estão o contato com animais peçonhentos (32,63%) e substâncias corrosivas (9,38%).

A secretaria recomenda que os pais ou responsáveis redobrem a atenção, já que intoxicação provocada por animais peçonhentos, em alguns casos, tendem a ser mais grave quando envolvem crianças. O órgão orienta que elas andem sempre calçadas e evitem áreas com acúmulo de lixo, entulho e madeira.

A intoxicação por ingestão de medicamentos foi responsável por 406 internações, ou 33% do total de casos. Desse grupo, os remédios de ação antiepiléptica foram responsáveis por 21,67% das internações, depois vieram os psicotrópicos (11,82%) e os antibióticos (11,08%). Os alimentos foram responsáveis por 111 casos de internações, ou 9% do total.

“Guardar medicamentos em locais inadequados pode exercer atração visual nas crianças, o que as deixa mais exposta a esse tipo de acidente”, disse Sérgio Sarrubo, diretor do Hospital Estadual Darcy Vargas.

O Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), de acordo com a secretaria, também oferece orientação em caso de emergência infantil provocado por exposição à intoxicação e envenenamento. O telefone do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) é 0800 01 48 110.

Nenhum comentário:

Postar um comentário