Mulheres grávidas britânicas estão aprendendo a cantar para seus bebês em um projeto pioneiro de um hospital do Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês).
As aulas de música são destinadas a incentivar habilidades de linguagem nas crianças e também ajudam as mães a desenvolver uma ligação mais próxima com seus filhos.
Elas mães aprendem a cantar uma série de músicas, incluindo canções de ninar e de roda.
Segundo Maya Waldman, organizadora o projeto, "o repertório é uma seleção de canções simples e inspiradoras do mundo todo. Elas são emotivas, algumas animadas e outras relaxantes".
As oficinas de música, que começaram em janeiro para mulheres da unidade Chelsea e Westminster do NHS, oeste de Londres, se baseiam na ideia de que os fetos respondem à música e às vozes de seus pais.
O projeto espera que o canto 'proporcione benefícios emocionais, sociais, educacionais e físicos para as mulheres e seus bebês durante a gravidez, o parto e depois do nascimento'.
O objetivo das das aulas é fortalecer a comunicação entre mãe e filho, assim como preparar para o parto por meio de exercícios vocais e de respiração.
Até agora, cerca de dez mães têm frequentado as aulas de 90 minutos, que são cofinanciadas pelo hospital e gratuitas para as participantes.
O projeto de canto é o primeiro destinado às mulheres grávidas do Serviço de Saúde.
'Cantar é uma forma muito precoce de comunicação e expressão", disse Anna Matthams, assistente do projeto do hospital.
'O sistema auditivo do bebê é um dos primeiras coisas a se desenvolver e há muitas evidências fisiológicas que cantar ajuda no desenvolvimento da linguagem.'
Nenhum comentário:
Postar um comentário