Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de junho de 2011

Mortes por pneumonia e infecções respiratórias chegam a 4 milhões por ano

Infecções respiratórias como gripe e outras causas de pneumonia matam mais de quatro milhões de pessoas por ano. A quantidade representa 6% das mortes em todo o mundo, de acordo com um estudo da Fundação Mundial do Pulmão.

Para a presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Jussara Fiterman, um dos motivos dos altos índices é a dificuldade em reconhecer os sintomas. A pneumonia mata 215 vezes mais nos países de baixa renda do que nas nações ricas e provoca 20% das mortes de crianças em todo o mundo.

A taxa é mais que o dobro dos 732 mil óbitos infantis provocados pela malária e muito mais que as 200 mil mortes de crianças em decorrência da AIDS. Atualmente, são registrados cerca de 156 milhões de novos casos de pneumonia a cada ano, sendo 97% deles em países em desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário