Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de junho de 2011

Saiba o que é e como a Medicina Antroposófica pode te ajudar

O ser humano deve ser compreendido em toda a sua complexidade para assim entender e tratar suas doenças.Isso é o que afirma a Medicina Antroposófica, prática que contabiliza quase um século de existência e busca oferecer qualidade de vida ao indivíduo, levando em consideração a saúde e não a doença.

Medicina Antroposófica promove qualidade de vida e equilibra o ritmo do organismo, diz especialista

Pesquisadores que trabalham com qualidade de vida utilizam o conceito da salutogênese – foco na saúde e não na doença – para definir as áreas em que o indivíduo pode se sentir melhor. Atualmente, qualquer pessoa, doente ou não, pode visitar um médico antroposófico.

Muitas mães procuram estes médicos para serem instruídas sobre como se dá o desenvolvimento infantil - o que oferecer na alimentação, brincadeiras, estímulos adequados para o andar, falar e pensar, como explicar o mundo e os sentidos para a criança, etc. Outras mulheres, na fase da menopausa, por exemplo, buscam na Medicina Antroposófica sugestões para saber lidar com a nova fase, se sentir bem consigo mesma e com os outros.

Para entender como funciona esta prática, uma situação cotidiana pode ser tomada como exemplo. Em consulta com um paciente que sofre de enxaqueca, o médico antroposófico vai considerar o quadro clínico do paciente como qualquer outro profissional, mas também vai pesquisar sua vitalidade, biografia, qualidade de vida, entre outros aspectos.

“Não raramente este paciente é um indivíduo que se ocupa demais com pensamentos e possibilidades, de coisas futuras com pouca ou nenhuma razão ou probabilidade de acontecer – são pré-ocupados. Funciona como que se tivéssemos chamado para a cabeça uma atividade metabólica que deveria estar contida no aparelho digestivo, por exemplo”, explica a médica Elaine Marasca.

Segunda ela, “o lugar do metabolismo neste caso é no estômago e não na cabeça. Na cabeça não pode haver um fluxo de sangue em excesso e, quando isso acontece, ela acena fortemente, com dor, avisando que o metabolismo está ‘desviado’. Com o tratamento antroposófico, o metabolismo é recolocado em seu devido lugar e a restituição dos processos envolvidos vai evitar que os sintomas se repitam”, afirma a especialista.

Nessa medicina, a origem de algum desequilíbrio pode ser identificada e transformada por meio de uma terapêutica que envolve o uso de medicamentos produzidos com substâncias da natureza – minerais, plantas e até de alguns animais e de fitoterápicos.

Em alguns casos, o uso concomitante de medicamentos alopáticos é indicado. “O médico antroposófico também orienta sobre a alimentação, o estilo de vida e a saúde em geral. A prática médica antroposófica entende o ser humano de forma integral e integrada, em suas diversas estruturas e contextos”, comenta a médica.

De acordo com Dra. Elaine, “outro destaque da medicina antroposófica são as terapias complementares, como a massagem rítmica que ajuda muito no tratamento de diversas patologias e é uma terapia bastante utilizada e indicada por nós médicos antroposóficos, por apresentar ótimos resultados para o paciente”, diz.

A medicina em questão, em primeira análise, pode não ser muito tangível. Entretanto, a aplicação da antroposofia na saúde humana “promove qualidade de vida, atua de forma preventiva, equilibra o ritmo do organismo e considera aspectos que a medicina tradicional não leva em consideração”, conclui a médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário