Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pesquisa mostra que fumo causa artrite reumatoide

Dano causado pela fumaça do cigarro foi apontado por uma pesquisa inédita da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP

Doença causa dores e rigidez nas mãos, joelhos e pés, além de incapacitação dos membros

Os males provocados pelo fumo são conhecidos. Mas que a fumaça do cigarro estimula o sistema de defesa a destruir as articulações devido a uma falha no funcionamento da TH 17 (célula do sistema imunológico que fica enfraquecida quando em contato com a fumaça) é mais um motivo para que fumantes abandonem o hábito.

Como se sabe a destruição das articulações provoca a artrite reumatoide, doença que causa dores e rigidez nas mãos, joelhos e pés e pode levar a incapacitação da função dos membros afetados.

O dano causado pela fumaça do cigarro na artrite reumatoide foi apontada a partir de uma pesquisa inédita realizada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo).

Os pesquisadores acreditam que o resultado do estudo pode alavancar mais pesquisas com o objetivo de amenizar e/ou suprimir os sintomas provocados pela artrite reumatoide. Enquanto isso não acontece, abandonar o cigarro é a única medida de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário