Dano causado pela fumaça do cigarro foi apontado por uma pesquisa inédita da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP
Doença causa dores e rigidez nas mãos, joelhos e pés, além de incapacitação dos membros
Os males provocados pelo fumo são conhecidos. Mas que a fumaça do cigarro estimula o sistema de defesa a destruir as articulações devido a uma falha no funcionamento da TH 17 (célula do sistema imunológico que fica enfraquecida quando em contato com a fumaça) é mais um motivo para que fumantes abandonem o hábito.
Como se sabe a destruição das articulações provoca a artrite reumatoide, doença que causa dores e rigidez nas mãos, joelhos e pés e pode levar a incapacitação da função dos membros afetados.
O dano causado pela fumaça do cigarro na artrite reumatoide foi apontada a partir de uma pesquisa inédita realizada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo).
Os pesquisadores acreditam que o resultado do estudo pode alavancar mais pesquisas com o objetivo de amenizar e/ou suprimir os sintomas provocados pela artrite reumatoide. Enquanto isso não acontece, abandonar o cigarro é a única medida de prevenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário