Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sais minerais – Fósforo


Fontes de fósforo - A carne, o peixe, o queijo, os cereais.

Ação do fósforo - Com o cálcio, forma os ossos e os dentes. É essencial ao bom funcionamento do organismo.

Tem um papel importante no metabolismo do cálcio. Para mais, é um dos principais constituintes dos compostos fundamentais para numerosas funções do organismo.

A maior parte do fósforo (cerca de 80%) está concentrada nos ossos e nos dentes onde, combinado com o cálcio, forma um sal. Os 20% que restam são distribuídos por quase todos os tecidos e células do organismo. Intervém nas reações de produção e de utilização de energia fornecida pelos alimentos. Entra na constituição de numerosos compostos celulares. É, portanto, essencial ao bom funcionamento orgânico.

A alimentação é uma fonte abundante de fósforo visto que tanto o encontramos nos produtos de origem animal como vegetal.

Não se conhecem carências, salvo as que são devidas ao uso prolongado de certos medicamentos que inibem a sua assimilação. Observam-se então uma perda de apetite, fraqueza e dores ósseas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário