Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 3 de julho de 2011

Aferindo a Pressão Arterial

Aferindo a Pressão

A medição da pressão pode ser feita em hospitais, farmácias ou em sua residência. Ela é medida com a ajuda de um aparelho chamado esfigmomanômetro. A pressão é medida com base na pressão exercida pelas artérias no decorrer dos batimentos cardíacos (sistólica) e referente à pressão que elas exercem entre uma batida e outra (diastólica).
O esfigmomanômetro (esfigmo significa pulsação, enquanto o manômetro significa para medir pressão de fluidos), em princípio, somente era utilizado por clínicas e farmácias; porém, depois, passou a ser utilizado nas casas dos pacientes como uma forma de controle da doença. Depois, foram criados aparelhos digitais que não precisam do estetoscópio para escutar o fluxo sanguíneo nas veias. O aparelho de pressão arterial pode ser aferido junto ao Inmetro de cada estado.

Dicas
- Repouso em um ambiente calmo e agradável;

- Aguardar 30 minutos para realizar o procedimento caso tenha fumado ou consumido bebidas alcoólicas;

- Medir com o paciente na posição deitada ou sentada.

Como aferir?

Nem sempre é preciso ir ao médico para aferir a pressão, pois o paciente pode fazer isso em casa. Isso além de ser importante para a saúde, também é necessário caso o médico solicite que a pressão seja medida regularmente. Primeiramente, o paciente deve realizar a medição em um ambiente tranquilo e menos estressante. É interessante que ele possa escutar os seus batimentos cardíacos.

O paciente deve estar com a bexiga vazia, deve levantar a manga da blusa e apoiar o braço sobre uma mesa com a palma aberta para cima. Siga os seguintes passos:

Verifique seu pulso: Coloque o dedo indicador e o médio sobre o seu braço para localizar a pulsação, ou seja, a artéria branquial.

Colocar a almofada:
A almofada deve ser ajustada no braço. Depois, coloque a ponta do estetoscópio na parte superior da artéria do braço.

Utilizando monitor analógico

O medidor de pressão deve ser posicionado na mão esquerda e a bomba na mão direita. A almofada (manguito) infla enquanto a bomba é apertada. O paciente poderá ouvir o coração ao utilizar o estetoscópio. Olhe no relógio até quando o monitor chegar a 30 pontos (mm Hg) acima da pressão sistólica que seria esperada. Observe o monitor e a válvula de ar terá que ser aberta no sentido anti-horário.

Após o primeiro batimento, o número no monitor cai de 2 a 3 pontos. Na primeira pulsação, o número que aparece no monitor é a pressão sistólica. Enquanto isso, a almofada deve continuar sendo solta até que o som produzido por ele acabe. Quando cessar, essa será a pressão diastólica. Depois, pode soltar a almofada totalmente.

Utilizando monitor digital

É importante que você leia o manual do aparelho com atenção e verifique o tamanho do manguito (parte que envolve o braço). Observar o manguito é necessário, pois eles possuem muitas medidas que devem ser adaptadas ao braço do paciente. A bomba deve ser segurada pela mão direita e o botão para ligar deve ser apertado. A

almofada deve ser inflada ao apertar a bomba, mas há aparelhos que inflam a almofada sozinhos.

O monitor deve ser verificado até o momento em que atinja um valor 30 pontos (mm Hg) acima do esperado. Ele deve ser observado, pois a leitura irá aparecer nele. Essa leitura pode ser parecida com 120/80; os primeiros números que aparecerem significam a pressão arterial sistólica e a diastólica. O último número que aparecer se refere à frequência cardíaca. Depois, irá aparecer um bip longo e o manguito começará a esvaziar.


http://pressao-arterial.info/mos/view/Aferindo_a_Press%C3%A3o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário