Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 3 de julho de 2011

Câncer Prostáta

Introdução


Para compreender melhor a hiperplasia benigna da próstata, devemos conhecer primeiro algumas informações sobre sua anatomia.
Nos homens, a uretra é um duto que transporta a urina da bexiga (onde a urina é armazenada) até o exterior do organismo, através do orgão sexual masculino. A uretra atravessa a glândula prostática saindo da bexiga em seu trajeto até o orgão sexual masculino.

Onde fica a próstata?


A próstata é uma glândula do tamanho e forma de uma noz situada imediatamente debaixo do colo da bexiga. A próstata circunda a uretra, o duto pelo qual sai a urina, no ponto de onde a uretra sai da bexiga.

Se a próstata aumenta de tamanho, como ocurre na HBP, a uretra fica parcial ou completamente comprimida. Podem surgir então os sintomas típicos da HBP, como por exemplo, jato de urina fraco, necessidade intensa e repentina de urinar e vontade freqüente de urinar, especialmente durante a noite.

 

Pouco se fala sobre a próstata




Mas, pelos problemas que a próstata pode causar, todo homem com mais de 45 anos de idade deve saber mais sobre o assunto. E as mulheres, que geralmente encaram os problemas de saúde de forma preventiva, podem ajudar alertando seus maridos, pais, outros familiares e amigos.

Estas informações fazem parte de uma iniciativa do Conselho Brasileiro de Saúde Prostática, uma entidade que reúne médicos urologistas de todo o país.

O que é a próstata?



A próstata é um órgão interno que só o homem possui; tem a forma de uma maçã muito pequena, e fica logo abaixo da bexiga.

Veja o desenho para entender melhor.

A bexiga é o órgão que armazena a urina, e a uretra é o canal por onde a urina é eliminada. A próstata envolve a parte inicial da uretra.

Qual é a função da próstata?


A função da próstata é produzir um líquido que é eliminado durante o ato sexual juntamente com os espermatozóides, os quais têm origem nos testículos. Este líquido produzido pela próstata é muito importante para a vitalidade dos espermatozóides na fecundação.

 

Quais os principais problemas que a próstata pode causar?

 

AUMENTO DA PRÓSTATA

A próstata começa a aumentar de tamanho na maioria dos homens com mais de 45 anos.

Este aumento não é câncer, mas geralmente estreita a uretra, e pode causar sintomas de obstrução ao fluxo da urina.

Estes são os principais sintomas do aumento da próstata:

Sensação de não esvaziar completamente a bexiga após terminar de urinar. Necessidade freqüente de urinar novamente menos de 2 horas após ter urinado. Jato urinário que pára e recomeça.

Dificuldade para conter a urina. Jato urinário fraco. Necessidade de fazer força para começar a urinar. Necessidade de levantar à noite para urinar. As principais conseqüências do aumento da próstata são o comprometimento da qualidade de vida e, em alguns casos, complicações como infecções e danos ao rim.

Se você apresenta um ou mais dos sintomas descritos, consulte um médico. Existem hoje várias alternativas de tratamento. Converse com seu médico a respeito do tratamento mais adequado para o seu caso.

 

PROSTATITE



É uma inflamação provocada por germes e pode ocorrer em qualquer idade. Apesar de ser uma forma de infecção, a prostatite não é contagiosa.

Os sintomas mais freqüentes são:

Febre. Dor, ardência e dificuldade para urinar. Pus na uretra. Consulte um médico assim que os sintomas aparecerem, para evitar complicações.

 

CÂNCER DA PRÓSTATA



O câncer da próstata é um problema muito sério.

Trata-se de um aumento maligno da próstata, que pode pôr em risco a vida.

É o câncer mais freqüente no homem e a segunda causa de morte, por câncer, no sexo masculino.

O câncer da próstata é mais comum em homens com mais de 50 anos, e geralmente não causa sintomas nas fases iniciais; em fases mais avançadas os sintomas podem ser os seguintes:

Sintomas de obstrução ao fluxo da urina, parecidos com os do aumento da próstata. Sangue na urina. Dores nos ossos. Se você tem mais de 45 anos, consulte um médico para fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano.

Resumindo, o que é necessário fazer?




Lembre-se: se você apresenta alguns dos sintomas aqui mencionados, deve procurar atendimento médico. Somente o médico pode fazer o correto diagnóstico do seu problema e orientar o tratamento.

O diagnóstico é realizado por meio de exames simples, e existem hoje várias alternativas eficazes e seguras de tratamento.

Se você tem mais de 45 anos de idade e não sente nada, também deve procurar um médico para fazer exames preventivos, porque o câncer da próstata nas fases iniciais geralmente não causa sintomas.

A identificação do câncer da próstata nas fases iniciais aumenta muito as chances de cura.

Não deixe de fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano. É isso que as mulheres têm feito para prevenir o câncer da mama e do útero. O urologista é o médico especialista mais preparado para tratar dos problemas da próstata.


http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cancer-de-prostata/cancer-de-prostata-5.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário