Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 3 de julho de 2011

Crianças podem ter mais cáries nas férias

A falta de rotina e a qualidade dos alimentos ingeridos durante o período das férias de inverno comprometem a saúde bucal dos pequenos
 
 
Dosar a quantidade de açúcar ajuda a prevenir o aparecimento de cáries  / Foto: ShutterstockManter as crianças longe dos doces nem sempre é fácil, e a tarefa se torna ainda mais complicada no período de férias, quando elas ficam mais tempo em casa e, com a falta de uma rotina regulada, acabam abusando do açúcar.

Além de comprometer a alimentação das crianças, comer muitos doces, balas, chicletes, biscoitos neste período pode ocasionar o aparecimento de cáries no futuro. “As crianças, quando entram em férias, tendem a não seguir uma rotina e esquecem de escovar o dentes e passar fio dental. Isso reflete lá na frente quando aos problemas começam a aparecer”, afirma a Dra. Carla Sarni, especialista da Sorridents.

De acordo com a especialista, a cárie é uma destruição nos tecidos dentários e, embora muitras pessoas não saibam, é uma doença contagiosa. “É possível pegar no beijo, no sopro do alimento. É transmissível, sim”, afirma.

A maior incidencia das cáries acontece nas crianças, devido ao consumo de açúcar, que costuma ser alto. “Quanto mais ela consumir isso, maior vai ser a chance de ela pegar cárie. Se os pais evitarem e não levarem muitos doces pra casa, o indice cariogênico vai diminuir”, recomenda.

Assim, evitar cáries nas crianças, é também uma responsabilidade dos pais. A profissional alerta sobre o perigo da falta de higiene bucal nas crianças. “As crianças que já trocaram os dentes estão numa fase de adaptação e por isso, a higiene bucal nesta fase vai refletir na qualidade do dentes depois de adultos”, explica a odontologista.

Dicas para manter a saúde bucal das crianças nas férias:

- Mantenha a rotina das crianças. Imponha que escovem os dentes após cada refeição, principalmente ao acordar e antes de dormir;

- Use a psicologia para que o momento da escovação seja divertido e não mais uma obrigação desagradável;

- Procure manter pelo menos três refeições – café da manhã, almoço e jantar - para diminuir a quantidade de guloseimas ao longo do dia;

- Ao invés de liberar doces e balas, procure oferecer frutas como a maçã, que contribui para a limpeza dos dentes;

- Aproveite o período das férias para visitar o dentista. A consulta com o profissional estimula as crianças a cuidar dos dentes;

- Procure sempre um odontopediatra porque ele é capacitado para o atendimento dos pequenos e o ambiente é desenvolvido para ser lúdico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário