Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 3 de julho de 2011

Projeto Pense Bem da SBN busca reduzir casos de Neurotrauma

De acordo com a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), os acidentes automobilísticos são responsáveis por 50% dos casos de Neurotrauma.

Dados divulgados em 27 de junho pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontaram que o número de mortes nas rodovias federais no feriado de Corpus Christi caiu 35%, mas o número de acidentes ainda é alto: 2.073 acidentes nas estradas do todo o País, que resultaram em 1.232 feridos e 85 óbitos.

Das pessoas envolvidas em acidentes com danos neurológicos, 40% acabam morrendo. Número assustador, mas que não revela outro lado dos acidentes de trânsito: as sequelas entre os sobreviventes.

Segundo o presidente da SBN, José Marcus Rotta, uma das principais consequências dos acidentes são as sequelas deixadas pelo neurotrauma. “Não apenas as mortes devem ser contabilizadas quando se trata de acidentes automobilísticos. Em vários casos, a vítima sofre lesões ou traumas que deixam sequelas graves. No caso do neurotrauma, as mais comuns são epilepsias, alterações motoras (paralisias), alterações cognitivas e de comportamento”, afirma o presidente da SBN.

A prevenção é a principal forma de se reduzir o alto índice de mortalidade e morbidade causadas pelo neurotrauma. Pensando nisso, a SBN mantém o projeto Pense Bem, que visa a incentivar a população a pensar sobre suas atitudes antes de executá-las. A associação divulga pesquisas e apresentações de casos e depoimentos de vítimas, por meio de propagandas, folhetos e/ou realizando palestras em comunidades para prevenir acidentes, além de evitar traumas e sequelas, principalmente no cérebro e na medula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário