Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 23 de agosto de 2011

Toxina do combustível e do cigarro afeta sistema imunológico

Substância presente em combustíveis adulterados e cigarros é mais prejudicial do que se imaginava


Pesquisadores da USP realizaram testes que indicam que uma substância tóxica liberada por combustíveis adulterados e cigarros é mais prejudicial do que se imaginava. Atualmente, no Brasil, os níveis permitidos de hidroquinona na atmosfera, composto derivado do benzeno, são altamente prejudiciais à saúde.

Camundongos que foram submetidos a uma exposição bem menor do que o valor tolerado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e, ainda assim, apresentaram problemas. Os resultados mostraram que a toxina prejudica a resposta imune do organismo dos animais.

Segundo a professora Sandra Farsky, que coordenou a pesquisa, a hidroquinona prejudica a ação dos neutrófilos, células que circulam pelo sangue, migram para os tecidos e eliminam agentes inflamatórios, como bactérias. No entanto, Sandra afirma que ainda não é possível relacionar os resultados dos experimentos com animais com a exposição dos seres humanos.

Benzeno

O benzeno, que origina a hidroquinona, era utilizado como aditivo na gasolina até a década de 1970, quando sua utilização foi proibida devido a alta toxicidade.

- O combustível adulterado chega a apresentar até 8% de benzeno, que é liberado no ar pela queima de combustível e chega ao organismo pelas vias aéreas e pela pele - aponta Sandra.

O benzeno, bem como a hidroquinona, integram os quase 4 mil compostos presentes no cigarro.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário