Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 23 de agosto de 2011

Portugal: Cortes na Saúde: Transplantes de 2011 por pagar


Equipas e hospitais deveriam receber cerca de 15 milhões de euros, mas nova lei cortou valor para metade.

Os hospitais que fazem colheita e transplante de órgãos não recebem incentivos pelo menos desde o início do ano. Há ainda casos, como o de Santa Marta, em Lisboa, em que os atrasos remontam a 2010. A falta de pagamento foi confirmada ao DN pelo Ministério da Saúde, o que significa que, desde Janeiro, haverá cerca de 15 milhões de euros em dívida. O pagamento vai ser autorizado, mas os hospitais e as equipas só devem receber metade do valor. Isto porque o despacho publicado na semana passada veio determinar um corte de 50%, o que terá efeito retroactivo a Janeiro.

O DN contactou vários hospitais que relataram atrasos no pagamento destas verbas, que têm servido para incentivar um sector essencial para salvar vidas e que não é compensado como os restantes, ou seja, com horas extras ou horas de prevenção. O Centro Hospitalar de Lisboa Central, que inclui o Hospital de Santa Marta, é um dos que têm mais dinheiro para receber, garante fonte do ministério. "Além dele, as maiores dívidas são aos Hospitais da Universidade de Coimbra, Centro Hospitalar de Lisboa Norte ou o Hospital Curry Cabral."

Fonte Diário de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário