Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 23 de agosto de 2011

Saiba os exames essenciais para as mulheres

Os dois exames essenciais para as mulheres seria o de câncer de mama e o de colo de útero, afirma ginecologista / Shutterstock/Divulgação
Médica alerta para a frequência dos exames preventivos

Geralmente as mulheres reclamam que os maridos não se cuidam e nunca procuram um médico para ver como anda sua saúde. Mas muitas delas não reconhecem que falham também e dificilmente estão com os exames em dia.

Para tirar suas dúvidas sobre os exames essenciais que as mulheres devem fazer, o Portal da Band entrevistou a ginecologista Milca Chade. A especialista alerta que muitas doenças poderiam ser detectadas por meio de um exame de rotina.

“Os dois exames essenciais para as mulheres seriam o de câncer de mama e o de colo de útero. Claro que a mulher deve complementar com outros exames, mas para rastreamento e prevenção os dois são os principais”, afirma.

Câncer de mama

O melhor exame é a mamografia, que ajuda a diagnosticar precocemente o câncer de mama. Ele é recomendado a partir dos 40 anos, uma vez por ano.

Citologia Oncótica (Papanicolau)

Exame de prevenção para o câncer de colo de útero.  Ele é feito como parte de um exame ginecológico de rotina, onde é removido algumas células do colo do útero, as quais serão mandadas a um laboratório para serem analisadas microscopicamente.

Ele deve ser feito anualmente, assim que a mulher inicia sua atividade sexual ou a partir dos 21 anos, o que ocorrer primeiro.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário