Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cirurgia bariátrica sobe 275% em 7 anos

Procedimento é cada vez mais procurado por aqueles que não conseguem emagrecer / ShutterstockPessoas buscam cada vez mais ‘curar’ a obesidade; saiba os pós e contras da redução de estômago

Nos últimos sete anos, além do aumento de obesos no Brasil, houve um crescimento de 275% no número de cirurgias bariátricas - popularmente conhecidas como redução do estômago - realizadas no país. O número de procedimentos pulou de 16 mil, em 2003, para 60 mil, em 2010, de acordo com a SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica).

A cirurgia é indicada para pacientes com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 35 ou 40 ou quando há presença de outras doenças associadas à obesidade. Os benefícios são a perda de peso, remissão da diabetes e hipertensão, diminuição do risco de mortalidade, aumento da longevidade, melhora da empregabilidade e chance de estar em um relacionamento afetivo.

Mas, nem tudo é perfeito, pois existe o risco de aparecimento de quadros psiquiátricos ou neurológicos secundários a um eventual estado de desnutrição. Eles podem ou não ser revertidos com a normalização nutricional, de acordo com o presidente da Coesas (Comissão de especialidades associadas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), da SBCM, e diretor de psiquiatria e transtornos alimentares da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), Adriano Segal.

Confira abaixo as respostas da SBCM sobre os mitos e verdades da cirurgia:

Em um ano de pós-operatório, o paciente normalmente engorda?Mito.
Na maioria dos casos, o ganho de peso ocorre quando o paciente não assume hábitos saudáveis, como adotar dieta menos calórica e mais nutritiva e praticar exercícios físicos com regularidade.

Perde-se a mais peso nos primeiros seis meses?Verdade.
A perda mais significativa de peso ocorre nos primeiros seis meses. Daí a importância de o paciente ser disciplinado quanto às recomendações médicas nessa primeira etapa do pós-operatório.

Quem faz a cirurgia bariátrica fica propenso a alcoolismo, uso de drogas ou comportamento compulsivo para compras?Mito.
Não existe nenhuma evidência científica de que, no pós-operatório, o paciente tenha tendência ao alcoolismo ou ao uso de drogas. Quanto à compulsão por compras, o histórico mostra que, ao perder peso, o paciente resgata a autoestima e passa a ter prazer em adquirir roupas e outros produtos de uso pessoal. Pode-se evitar o comportamento compulsivo por meio do acompanhamento psicológico.

A mulher pode engravidar no pós-operatório? Verdade.
Após 15 meses de resguardo pós-operatório, a paciente é liberada para engravidar sem riscos. Durante esse período, em que é proibido o uso de remédios anticoncepcionais, é prudente o uso de preservativos.

Sempre é possível fazer a cirurgia via laparoscopia?Verdade.
Somente em algumas situações especiais não é possível realizar a cirurgia por essa via de acesso, como em pessoas que foram submetidas a cirurgias abdominais prévias.

A depressão é uma consequência comum para quem faz a cirurgia?Mito.
Não existe uma tendência. Se o paciente ficar deprimido, isso pode se dever a outros fatores que precisam ser investigados por psicólogo ou psiquiatra.

Há tendência à anemia no pós-operatório?Verdade.
De fato, o paciente tende à anemia, sobretudo a mulher em função da menstruação, da perda de ferro e da pouca presença de carne vermelha na dieta. O quadro de anemia pode ser revertido com a reintrodução da dieta sólida, que permite a ingestão de alimentos ricos em ferro ou, se necessário, com a utilização de suplementos vitamínicos.

Depois da operação, é comum a intolerância a leite?Mito.
Não há reações adversas ao consumo de leite e derivados, que, ao contrário, são recomendados como fonte de cálcio, sobretudo para as mulheres.

O apoio da família e à família é importante?Verdade.
Por meio da máxima informação possível e consulta psicológica, se preciso, deve-se dar toda a assistência e orientação à família do paciente. Os novos hábitos a serem adotados pelo paciente devem ser compartilhados e estimulados por todos com quem convive.

A cirurgia causa problemas renais?Mito.
Não há tendência a problemas renais.

O paciente sente muitas dores no primeiro mês do pós-operatório?Mito.
Normalmente, as dores se manifestam somente no primeiro dia, por ser necessário inflar o abdômen com gás carbônico para possibilitar a melhor manipulação dos órgãos internos por videolaparoscopia.

O paciente pode ser operado mesmo que sofra de gastrite?Verdade.
Não há restrição médica ao paciente que tem gastrite.

Depois da cirurgia bariátrica, o paciente deve fazer cirurgia plástica corretiva?Mito.Nem sempre é necessário fazer cirurgia plástica após o procedimento bariátrico. Cada caso deve ser avaliado criteriosamente pela equipe multidisciplinar responsável pelo tratamento.

Às vezes, durante a laparoscopia, é preciso converter a cirurgia em procedimento aberto? Verdade.
Algumas situações exigem que o cirurgião converta a videolaparoscopia em procedimento aberto. Essa decisão é baseada em segurança e só pode ser tomada durante o ato operatório.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário