O número de reportes de febre aftosa no Vietnã aumentou 55% em setembro, quando foram registrados 66.400 novos casos desta doença que já causou 119 mortes neste ano, informaram fontes oficiais nesta terça-feira (11).
O departamento de medicina preventiva do Ministério da Saúde disse que a epidemia, que afeta 61 das 63 províncias do país, se propagou no mês passado devido ao início do semestre letivo e à maior propensão das crianças ao contágio.
Segundo as autoridades, a epidemia está sob controle, embora não mostre sinais de retroceder e que mais mortes estejam previstas para os próximos dois meses. A região mais afetada é o sul do país, onde se concentram 79% das infecções e 91% das mortes, indicou o departamento.
A febre aftosa em humanos, para a qual não existe vacina nem tratamento específico, provoca febre, dores e aftas na boca e bolhas nas mãos e nos pés, embora os pacientes costumem recuperar-se após alguns dias de repouso. No entanto, as crianças vietnamitas foram infectadas por uma cepa mais severa da doença, que pode provocar paralisia, meningite e inclusive a morte.
O vírus se propaga de forma fácil, quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário